https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/issue/feed Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) 2024-08-09T12:56:53-03:00 Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento contato.forped@gmail.com Open Journal Systems <p>Plataforma destinada ao controle do fluxo editorial e publicação dos trabalhos apresentados no FORPED PPGGOC. </p> https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/184 Editorial do V FORPED PPGGOC 2024-08-09T12:56:53-03:00 Patrícia Nascimento Silva patricians.prof@gmail.com Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan benildes@gmail.com Gercina Ângela de Lima limagercina@gmail.com <p>Editorial do V FORPED PPGGOC.</p> 2024-08-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/131 PESQUISA DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO 2024-04-06T07:13:45-03:00 Andréa Fraga Dias Campos fragadias@gmail.com Marlusa de Sevilha Gosling marlusa@ufmg.br <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">a Pesquisa de Experiência do Usuário busca compreender o comportamento dos usuários, suas demandas, motivações e formas de experienciar o uso de um produto ou serviço, construindo o acesso a informações estratégicas para a vantagem competitiva das organizações. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">: identificar e mapear a produção científica publicada sobre o tema, bem como estudos com aproximação teórica à área de Ciência da Informação. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: adotou-se uma abordagem de pesquisa descritiva e exploratória por meio do método bibliométrico. As análises bibliométricas foram realizadas com o pacote </span><em><span style="font-weight: 400;">Bibliometrix</span></em><span style="font-weight: 400;"> e interface </span><em><span style="font-weight: 400;">Biblioshiny</span></em><span style="font-weight: 400;"> através do </span><em><span style="font-weight: 400;">Software R</span></em><span style="font-weight: 400;"> com documentos coletados nas bases </span><em><span style="font-weight: 400;">Scopus</span></em><span style="font-weight: 400;"> e </span><em><span style="font-weight: 400;">Web of Science</span></em><span style="font-weight: 400;">. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: as análises bibliométricas identificaram 668 documentos publicados por 1.642 autores no período de 2001 a 2023 em 374 fontes. Também foram encontrados 61 documentos relacionados a Ciência da Informação. Identificaram-se 1.868 palavras-chave, sendo Experiência do Usuário, Pesquisa de Experiência do Usuário e Pesquisa de Experiência as mais frequentes. </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: considera-se que o tema demonstra relativa maturidade teórica com uma produção científica de mais de 20 anos e ao mesmo tempo atualizada, pois apresenta um crescente número de publicações nos últimos anos.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/140 INTERFACE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E MÉTODOS DO DESIGN NOS ESTUDOS DE USUÁRIOS 2024-04-16T18:29:13-03:00 Thaila Pereira de Araújo Bahiense thaila.bahiense@yahoo.com.br Melissa Cristina Rocha melissamelrocha@gmail.com Frederico Cesar Pereira Mafra professorfredericomafra@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">partindo-se de um contexto de intensas transformações tecnológicas, discussões sobre o protagonismo dos usuários têm ganhado cada vez mais força em diferentes áreas do conhecimento, revelando o caráter multidisciplinar do tema.</span><strong> Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">:</span> <span style="font-weight: 400;">este trabalho objetivou identificar como está sendo construída cientificamente a relação entre a Ciência da Informação e o </span><em><span style="font-weight: 400;">Design</span></em><span style="font-weight: 400;">, no que tange aos Estudos de Usuários. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: método utilizado foi a Revisão do estado da arte da Literatura. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: foi apresentado e discutido o estado da arte dos estudos de usuários numa perspectiva interdisciplinar, construindo uma narrativa a partir da visão crítica do emprego de métodos do </span><em><span style="font-weight: 400;">Design</span></em><span style="font-weight: 400;"> e dos novos sujeitos informacionais. </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: a partir do panorama analisado, é possível perceber que o </span><em><span style="font-weight: 400;">Design</span></em><span style="font-weight: 400;"> pode sim ser uma abordagem inovadora para a área de Ciência da Informação, e que os estudos de sujeitos informacionais e suas práticas podem se beneficiar muito de métodos como o </span><em><span style="font-weight: 400;">Design Thinking</span></em><span style="font-weight: 400;">.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/135 BOOKTUBERS COMO INFLUENCIADORES DE LEITURA 2024-04-18T14:19:30-03:00 Raíssa Michalsky Martins raissa.eci@gmail.com Frederico Cesar Mafra Pereira professorfredericomafra@gmail.com <p><strong>Resumo:</strong><span style="font-weight: 400;"> a popularização do uso da Internet trouxe muitas mudanças nos mais diversos setores. Dentre essas, estão os influenciadores digitais, presentes nas mídias digitais, criando conteúdos com temáticas diversas e que, de alguma forma, influenciam outras pessoas. Diante deste cenário, verificou-se a existência dos influenciadores digitais literários e, especificamente para esta pesquisa, esses influenciadores que estão presentes no Youtube, os </span><em><span style="font-weight: 400;">booktubers</span></em><span style="font-weight: 400;">. </span><strong>Objetivo:</strong><span style="font-weight: 400;"> realizar uma revisão de literatura sobre a temática dos influenciadores digitais literários, com foco no </span><em><span style="font-weight: 400;">booktuber</span></em><span style="font-weight: 400;">. </span><strong>Metodologia:</strong><span style="font-weight: 400;"> a revisão de literatura foi conduzida nas bases Scopus, Web of Science e BRAPCI, seguindo os devidos protocolos, sendo utilizados 9 descritores de pesquisa combinados em 9 </span><em><span style="font-weight: 400;">strings</span></em><span style="font-weight: 400;"> de busca, totalizando 23 artigos selecionados. </span><strong>Resultados:</strong><span style="font-weight: 400;"> apresenta a contribuição dos influenciadores digitais literários e dos </span><em><span style="font-weight: 400;">booktubers</span></em><span style="font-weight: 400;"> como leitores e incentivadores da leitura, criando comunidades onde divulgam e recomendam livros, influenciando seus seguidores nas escolhas das próximas leituras. </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: verifica-se a importância dessas personalidades para o incentivo à leitura nas mídias digitais, um espaço que poderia ser considerado como aproximador de uma pessoa a um livro, servindo como uma ponte entre leitores e recomendações de livros.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/143 PERCEPÇÕES SOBRE AUDIOLIVROS NO BRASIL 2024-04-09T15:31:37-03:00 Suellen Souza Gonçalves suesouzag@gmail.com Patrícia Nascimento Silva patricians.prof@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">o audiolivro é definido como uma informação oral gravada em áudio utilizando a voz de um narrador humano ou gerada de forma artificial. Com a evolução das tecnologias de informação e comunicação, os suportes para os audiolivros também mudaram e uma nova vertente surgiu em relação aos audiolivros: as plataformas. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">: investigar as percepções dos leitores/ouvintes frente às funcionalidades disponíveis nas plataformas de audiolivros, a fim de compreender suas experiências, opiniões e sugestões de melhoria. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de uma pesquisa de opinião, sem a identificação dos participantes, que foi enviada a grupos de clubes de leitura </span><em><span style="font-weight: 400;">online</span></em><span style="font-weight: 400;"> entre abril e maio de 2023. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: os resultados da pesquisa destacaram a importância da usabilidade, qualidade da narração e variedade de títulos nas plataformas de audiolivros, além de apontar limitações como a escassez de obras gratuitas e a falta de obras em português. </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: a pesquisa proporcionou percepções dos usuários em relação às funcionalidades das plataformas de audiolivros no Brasil, contribuindo para a compreensão dos desafios enfrentados. Como trabalhos futuros destaca-se a importância de melhorias nas plataformas para aprimorar a experiência dos usuários.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/162 INDICADORES ALTMÉTRICOS DA PRODUÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO/UFMG 2024-04-09T14:48:58-03:00 Marília Catarina Andrade Gontijo mariliacgontijo@gmail.com Ronaldo Ferreira de Araújo ronaldfa@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">a altmetria permite analisar a visibilidade, a atenção </span><em><span style="font-weight: 400;">online </span></em><span style="font-weight: 400;">e o impacto social de pesquisas científicas mencionadas em fontes da Web Social. Tais impactos podem ser maximizados por estratégias de </span><em><span style="font-weight: 400;">marketing </span></em><span style="font-weight: 400;">científico digital, que auxiliam os pesquisadores, autores e instituições na disseminação de suas produções de maneira eficiente. Tem-se, assim, a necessidade de novas pesquisas que aliam as práticas da comunicação científica com estratégias de </span><em><span style="font-weight: 400;">marketing </span></em><span style="font-weight: 400;">científico digital, possível por meio dos indicadores altmétricos. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">: compreender o desempenho da produção científica dos docentes dos Programas de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais nas fontes da Web Social por meio de análises dos indicadores altmétricos. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: estudo de natureza quali-quantitativa com técnicas altmétricas. Utiliza-se a </span><em><span style="font-weight: 400;">Dimensions </span></em><span style="font-weight: 400;">para a coleta dos artigos e o </span><em><span style="font-weight: 400;">Altmetric.com </span></em><span style="font-weight: 400;">para os dados altmétricos. Consideraram-se os indicadores de quantidade de menções, fontes da Web Social, Pontuação de Atenção Altmétrica e perfis dos usuários. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: os 121 artigos rastreados obtiveram 720 menções nas fontes da Web Social, sendo a rede social </span><em><span style="font-weight: 400;">X </span></em><span style="font-weight: 400;">a mais utilizada para a comunicação da produção científica. Quanto aos perfis de usuários que disseminaram os artigos, apenas um docente utilizou como forma de </span><em><span style="font-weight: 400;">marketing </span></em><span style="font-weight: 400;">científico digital, enquanto o público geral e perfis de periódicos científicos obtiveram maior destaque. </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: a produção científica dos docentes mostrou-se com pouca presença </span><em><span style="font-weight: 400;">online</span></em><span style="font-weight: 400;">, sendo pouco engajada nas mídias sociais, o que pode impactar na visibilidade dos autores e dos programas.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/156 CIENTOMETRIA DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS SOBRE QUESTÃO RACIAL 2024-05-05T09:41:06-03:00 Cristiane Maria da Silva crislagoa@gmail.com Marília de Abreu Martins de Paiva biblio.marilia@gmail.com <p>Resumo expandido apresentado no V FORPED PPGGOC.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/165 BIBLIOTECA PRISIONAL E O ENCARCERAMENTO FEMININO EM FOCO 2024-04-15T19:40:05-03:00 Adriana Isidório da Silva Zamite adrianaisidoriosilva@gmail.com Marília de Abreu Martins de Paiva biblio.marilia@gmail.com <p>Resumo expandido apresentado no V FORPED PPGGOC.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/153 GESTÃO DO CONHECIMENTO E INTERDISCIPLINARIDADE 2024-04-30T15:06:19-03:00 Adriana Ferreira da Silva driferreiraadm@gmail.com Fabricio Ziviani fazist@hotmail.com <p>Resumo expandido apresentado no V FORPED PPGGOC.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/163 TAXONOMIA CORPORATIVA FACETADA NA CATEGORIZAÇÃO DOS MÉTODOS TRADICIONAIS E ÁGEIS NA GESTÃO DE PROJETOS 2024-04-14T18:34:51-03:00 Jordânia Quintão Viana jordaniaquintao@gmail.com Elisângela Cristina Aganette elisangelaaganette@gmail.com Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan benildes@gmail.com <p>Resumo expandido apresentado no V FORPED PPGGOC.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/161 DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ORGANIZAÇÃO DE DADOS CIENTÍFICOS UTILIZANDO PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO 2024-04-12T17:37:08-03:00 Viviane Lilian dos Santos Barrozo vivianebarrozo@ufmg.br Elisângela Cristina Aganette elisangelaaganette@gmail.com <p>Resumo expandido apresentado no V FORPED PPGGOC.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/129 TAXONOMIAS CORPORATIVAS COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE DADOS 2024-04-18T18:32:00-03:00 Amanda Jércika Carla de Oliveira Souza amanda.jercika@gmail.com Elisângela Cristina Aganette elisangelaaganette@gmail.com <p>Resumo expandido apresentado no V FORPED PPGGOC.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/137 DA TEORIA À PRÁTICA 2024-04-06T18:10:15-03:00 LUCAS DAIAN DIAS SIQUEIRA lucasdaian@gmail.com ELISÂNGELA CRISTINA AGANETTE elisangelaaganette@gmail.com <p>Resumo expandido apresentado no V FORPED PPGGOC.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/148 DIRETRIZES DE COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM REDES SOCIAIS 2024-05-13T15:07:09-03:00 Cássia Rosania Nogueira dos Santos cassia.santos@ifrj.edu.br Elisângela Cristina Aganette elisangelaaganette@gmail.com <p>Resumo expandido apresentado no V FORPED PPGGOC.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/172 VALIDAÇÃO DE ONTOLOGIA SOBRE FINANÇAS DESCENTRALIZADAS E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE LETRAMENTO FINANCEIRO-DIGITAL 2024-04-15T10:10:30-03:00 Arthur Costa Sampaio da Matta arthur.matta@gmail.com Marcello Peixoto Bax bax@eci.ufmg.br <p>Resumo expandido apresentado no V FORPED PPGGOC.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/160 COMPETÊNCIAS-CHAVE PARA IMPLEMENTAÇÃO DE BPMS UTILIZANDO PLATAFORMAS LOW-CODE 2024-04-30T19:29:03-03:00 Rodrigo Fernandes dos Santos rodrygofsantos@gmail.com Elisângela Cristina Aganette elisangelaaganette@gmail.com <p>Resumo expandido apresentado no V FORPED PPGGOC.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/183 Expediente 2024-06-20T04:54:32-03:00 Patrícia Nascimento Silva patricians.prof@gmail.com <p>-</p> 2024-06-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/176 VISUALIZAÇÃO DE DADOS E INFORMAÇÃO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 2024-04-19T17:05:04-03:00 Lucas Tadeu Pereira Soares Gomes ltgomes@ufmg.br Patrícia Nascimento Silva patricians.prof@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">a referência ao fenômeno o </span><em><span style="font-weight: 400;">big data</span></em><span style="font-weight: 400;"> é cada vez mais presente na atual sociedade, frente ao grande número de dados e informações em diversos formatos e fontes, disponibilizados em sistemas de informação, aplicativos e aplicações de tecnologia da informação e comunicação. Junto em essa diversidade de dados e informações, os dispositivos móveis ampliam os ambientes digitais e novas soluções são desenvolvidas para apresentar as informações aos usuários, como painéis e </span><em><span style="font-weight: 400;">dashboards</span></em><span style="font-weight: 400;">. Nesse sentido, a ciência da informação possui os aportes teóricos para apoiar esses desafios que envolvem a abundância de dados e informações, sua organização, representação, recuperação e sobretudo sua visualização. </span><strong>Objetivo: </strong><span style="font-weight: 400;">investigar a produção acadêmica de dissertações e teses sobre a visualização de dados e informações no contexto da Ciência da Informação. </span><strong>Metodologia:</strong><span style="font-weight: 400;"> a pesquisa é caracterizada como exploratória e realizou uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) em março de 2024. </span><strong>Resultados: </strong><span style="font-weight: 400;">foi possível identificar que há uma produção acadêmica tímida sobre o assunto, principalmente quando comparada a outras áreas como a computação. A maioria dos trabalhos estão relacionados a indicadores e métricas, principalmente, bibliométricos. </span><strong>Conclusão:</strong><span style="font-weight: 400;"> estima-se que há lacunas e oportunidades para novas investigações sobre a temática, principalmente no contexto da Ciência da Informação.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/138 CONFORMIDADE DOS DADOS ABERTOS GOVERNAMENTAIS COM OS PRINCÍPIOS FAIR 2024-04-19T19:55:24-03:00 Francis Bento Marques fbmarques@gmail.com Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan benildes@gmail.com Renato Rocha Souza rsouza.fgv@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">o Movimento de Dados Governamentais Abertos tem emergido como um pilar essencial para a transparência e democratização do acesso à informação pública brasileira. Dentre as diversas fontes disponíveis de dados públicos, há os dados de pesquisa disponibilizados pela Capes, que trata sobre dados dos PPGs. A literatura destaca que a má qualidade dos dados pode comprometer o seu reuso, sendo necessário que eles estejam alinhados aos princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable). </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">: este artigo investiga se o Portal de Dados Abertos da Capes atende aos princípios FAIR, avaliando a qualidade dos dados disponíveis. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: aplica uma metodologia prioritariamente qualitativa para avaliar a conformidade dos dados da Capes com os princípios FAIR, usando a ferramenta FairDataBR. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: a avaliação do Portal da Capes mostrou forte aderência ao princípio Findable, indicando boa encontrabilidade dos dados. No entanto, identificou-se a necessidade de melhorias significativas na acessibilidade, interoperabilidade e reutilização dos dados, sugerindo a importância de aprimoramentos para um alinhamento mais completo com os princípios FAIR e as práticas de ciência aberta. </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: o uso do FairDataBR para verificar a aderência do Portal de Dados Abertos da Capes aos princípios FAIR revela potencial para aprimoramentos, promovendo transparência e eficácia na gestão de dados. </span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/158 ARQUITETURA BLOCKCHAIN E SUA CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ONTOLOGIA PARA FINANÇAS DESCENTRALIZADAS 2024-04-30T19:34:36-03:00 Ricardo Bruno da Cruz Costa ricardobrunoc@ufmg.br Marcello Peixoto Bax bax@ufmg.br <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">investiga-se o potencial de reuso de ontologias de </span><em><span style="font-weight: 400;">blockchains</span></em><span style="font-weight: 400;"> para a construção de uma ontologia do ecossistema das Finanças Descentralizadas (DeFi). As finanças descentralizadas eliminam intermediários e promovem transações transparentes e automatizadas. Propõe-se uma análise exploratória dos conceitos da ontologia BLONDiE que fazem parte do ecossistema DeFi. Adotando abordagem qualitativa descritiva-exploratória, a metodologia visa identificar pontos passíveis de reaproveitamento para estudos futuros mais abrangentes. A pesquisa revela que a BLONDiE pode oferecer uma estrutura bem definida para incorporação na ontologia de DeFi, economizando tempo e esforço na sua criação. A sobreposição significativa entre as classes essenciais das duas ontologias sugere uma integração direta, fortalecendo a estrutura da ontologia de DeFi e promovendo uma conexão mais profunda entre os dois domínios. Essa colaboração potencial representa um avanço significativo no campo da ontologia aplicada aos sistemas financeiros descentralizados, aumentando a interoperabilidade e compreensão dos conceitos fundamentais subjacentes. Assim, o estudo não só oferece uma compreensão preliminar das finanças descentralizadas e ontologias relacionadas as </span><em><span style="font-weight: 400;">blockchains</span></em><span style="font-weight: 400;">, mas também contribui para o avanço teórico e prático nesse campo em constante evolução.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/155 ONTOLOGIAS APLICADAS AO ENRIQUECIMENTO SEMÂNTICO DE QUESTIONÁRIOS DE PESQUISA 2024-04-23T14:35:43-03:00 Yuri Bento Marques yuri.marques@ifnmg.edu.br Marcello Peixoto Bax bax.ufmg@gmail.com Paulo Pinheiro da Silva paulo@psemantica.com <p><strong>Resumo: </strong>d<span style="font-weight: 400;">iversas áreas, como educação, saúde e ciências sociais, utilizam questionários para aquisição de dados. Representar os elementos do questionário com uma estrutura semântica pode melhorar a qualidade e a consistência dos dados adquiridos por essas ferramentas de pesquisa. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">: destaca as principais lacunas na representação semântica dos dados dos questionários e na representação dos elementos constituintes dos questionários. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: revisão integrativa da literatura, realizada de janeiro a junho de 2023, focada na questão de pesquisa: “Como as ontologias enriquecem semanticamente os questionários?”. Esta revisão analisou 17 trabalhos após aplicação de filtros específicos aos resultados. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: a análise mostra um interesse crescente na aplicação de ontologias para o enriquecimento semântico dos questionários e dos dados obtidos através deles, com publicações de vários países mostrando esta tendência global. Também detalhou limitações e questões em aberto. </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: apesar de identificar inúmeras técnicas e tecnologias para criar, empregar e reutilizar questionários enriquecidos com ontologias, a revisão aponta alguns desafios e áreas para investigação adicional em estudos futuros.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/139 PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE VISUALIZAÇÃO DE DADOS E INFORMAÇÕES 2024-04-12T19:28:55-03:00 Leonora de Oliveira Rocha leonora.rocha01@gmail.com Patrícia Nascimento Silva patricians.prof@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">com o avanço da tecnologia da informação e comunicação o fenômeno do </span><em><span style="font-weight: 400;">big data</span></em><span style="font-weight: 400;">, com um extenso volume de dados e informações de diversas origens e formatos, o usuário fica imerso em um grande volume de informações, dentre as quais, muitas podem ser irrelevantes ou de difícil compreensão. Com isso, a visualização dos dados e informações é uma temática necessária e relevante no contexto da Ciência da Informação. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">: obter um breve panorama da produção acadêmica sobre a temática visualização de dados e informações. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura nas bases SciELO e Scopus considerando as publicações dos últimos 10 anos (2014-2023), que selecionou 36 documentos para um breve mapeamento e análise quantitativa. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: foram identificadas publicações de vários países como: Estados Unidos, Brasil, China e Alemanha. Da amostra mapeada, o ano com a maior frequência de publicação foi 2023, o local mais frequente foi os Estados Unidos e a área com o maior número de estudos foi a Ciência da Computação. </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: conclui-se que as pesquisas têm se expandido significativamente nos últimos anos, refletindo o interesse crescente e a importância atribuída à visualização de dados e informações, porém ainda há poucos estudos na Ciência da Informação.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/164 O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA 2024-04-09T11:42:37-03:00 Adrileia De Moura Lima adrileia.lima@gmail.com Elisângela Cristina Aganette elisangelaaganette@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">a Inteligência artificial (IA) surgiu como uma tecnologia com potencial para transformar vários setores, serviços e produtos. A aplicação da IA pode contribuir para o fornecimento de recursos informacionais, serviços inteligentes, alcançar metas e objetivos das bibliotecas. Em virtude disso, as bibliotecas, especialmente, as acadêmicas estão adotando a IA para aprimorar os seus serviços e produtos, além de melhorar a experiência do usuário. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">: nesse contexto, o estudo busca analisar os possíveis impactos da utilização da inteligência artificial nos serviços e gestão da biblioteca. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: como procedimento metodológico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a produção disponibilizada pela base de dados Taylor &amp; Francis. Quanto aos objetivos, o estudo delimita-se como exploratório-descritivo. Trata-se de um estudo qualitativo, baseado em pesquisa bibliográfica sobre o tema de “inteligência artificial”, “serviço de biblioteca”, Como instrumento de análise, utilizou-se análise de conteúdo de Bardin. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: como resultado deste estudo, foi possível visualizar que o uso da IA pode contribuir para melhoria da recuperação da informação, automatização das atividades, agilizar o processo de classificação, recomendação e personalização do serviço. </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: a utilização da IA nos serviços da biblioteca tem se apresentado como potencial instrumento de gestão eficiente dos produtos e serviços. No entanto, os resultados e conclusões apresentados são preliminares, uma vez que a pesquisa se encontra em fase inicial.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/151 AVALIAÇÃO DE PORTAIS DE DADOS ABERTOS NO BRASIL 2024-04-19T07:19:25-03:00 André Amorim amorim.andrel@gmail.com Patrícia Nascimento Silva patricians@ufmg.br <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">os dados abertos do governo têm se tornado uma fonte de informação cada vez mais valiosa e relevante. Atualmente, esses dados são disponibilizados em portais governamentais que organizam os dados e permitem o acesso direto a essa fonte. No entanto, frente à diversidade e características dessa nova fonte, resultados de alguns instrumentos de avaliação têm mostrado uma preocupação com a qualidade dos portais de dados abertos em todo o mundo, o que envolve diretamente a temática da organização e tratamento da informação no contexto da Ciência da Informação. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">: investigar a produção acadêmica sobre a avaliação de portais de dados abertos dos três poderes nos governos nacional e subnacionais no Brasil. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: o estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório e realizou uma pesquisa bibliográfica nas bases: Brapci, Scopus e Scielo, entre 2012 e 2023, realizada em março de 2024. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: dos 69 documentos recuperados foi selecionada uma amostra de 13 trabalhos. Dessa amostra analisada foram identificados nove trabalhos referentes a portais federais, dois a portais estaduais, e mais dois referentes a portais de múltiplos entes, em um período de oito anos, vinculados a autores de quatro regiões do Brasil. </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: o estudo conseguiu alcançar seu objetivo, permitindo um breve mapeamento dos estudos sobre avaliação de portais no país, identificando lacunas para o prosseguimento da pesquisa em andamento.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/149 APORTES METODOLÓGICOS PARA A PROPOSIÇÃO DE MODELOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 2024-05-03T12:17:48-03:00 Elaine Martins Parreiras elaine.parreiras@yahoo.com.br Patrícia Nascimento Silva patricians@ufmg.br <p><strong>Resumo:</strong><span style="font-weight: 400;"> os modelos de Gestão do Conhecimento (GC) definem e detalham os processos de mudanças e melhoramentos da organização a partir dos conhecimentos acumulados e compartilhados. A proposição de modelos de GC deve considerar a fundamentação teórica da área e aportes metodológicos para manter o rigor científico e garantir sua reprodutibilidade. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">: investigar as técnicas associadas aos modelos de GC propostos na produção acadêmica do Brasil na última década. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: revisão de literatura na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), nos últimos 10 anos (2014-2023), realizada entre janeiro e março de 2024. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: a amostra foi composta por 12 dissertações e teses, cada uma propondo um modelo de GC específico, de modo que, no total, foram identificadas pelo menos sete técnicas, sendo as mais recorrentes a pesquisa bibliográfica e a triangulação. </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: este trabalho permitiu identificar modelos de GC e técnicas a eles associados, bem como listou os modelos propostos para GC na última década na literatura acadêmica brasileira. A investigação contribui para apoiar pesquisadores desta temática a terem um panorama dos caminhos que podem explorar em suas futuras investigações.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/173 PROPOSTA DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DO GRAU DE MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NA FUNDAÇÃO HEMOMINAS 2024-05-03T12:19:23-03:00 Rômulo de Barros Teixeira romuloci@gmail.com Marcello Peixoto Bax bax@eci.ufmg.br <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">o conhecimento se encontra na mente das pessoas e é intrínseco a elas, entretanto, técnicas e ferramentas podem tornar o conhecimento registrado e compartilhado nas instituições. Saber o nível que se encontra de gestão do conhecimento (GC) pode facilitar a realização das atividades por meio de ações melhores direcionadas. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">: desenvolver um modelo que permita avaliar o grau de maturidade em GC na Fundação Hemominas e quais possíveis soluções vinculadas à GC poderão auxiliar na execução de suas atividades. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: a partir do desenvolvimento de um instrumento próprio de avaliação do grau de maturidade em GC, realizar um diagnóstico que atenda as especificidades da Fundação, de maneira que se permita saber qual o grau de maturidade em GC ela se encontra. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: a literatura aponta que o registro e o compartilhamento do conhecimento podem tornar a gestão de uma organização mais simples e objetiva. O instrumento de avaliação permitirá saber em que nível se encontra essa maturidade em GC. </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: o presente estudo busca demonstrar a importância de se saber quais conhecimentos e informações são importantes para o melhor desenvolvimento das fundações, de forma que esse conhecimento possa permanecer no âmbito fundacional e o retrabalho seja minimizado.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/171 REGULAMENTAÇÃO SOBRE ACERVO ACADÊMICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO BRASIL 2024-04-09T19:58:21-03:00 Lucineia Silva Batista lusilva21@gmail.com Elisângela Cristina Aganette elisangelaaganette@gmail.com <p><strong>Resumo</strong><span style="font-weight: 400;">: discute-se a regulamentação brasileira vigente relativa aos acervos acadêmicos das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Entende-se acervo acadêmico representa como um conjunto de documentos produzidos e recebidos pela IES relativos à vida acadêmica do aluno. </span><strong>Objetivo: </strong><span style="font-weight: 400;">examinar a regulamentação vigente sobre acervo acadêmico, ressaltando oportunidades e desafios associados ao processo de gestão de documentos da IES no Brasil. </span><strong>Metodologia: </strong><span style="font-weight: 400;">adota-se a pesquisa documental, com análise do conteúdo das 3 (três) normas vigentes sobre o tema acervo acadêmico, destacando: escopo, benefícios e desafios para o processo de gestão de documentos na IES</span><strong>. Resultados:</strong><span style="font-weight: 400;"> resultados preliminares apontam as principais oportunidades e desafios por meio da análise da legislação analisada neste estudo, enfatizando avanços no contexto da regulamentação para a gestão de documentos do acervo acadêmico. </span><strong>Conclusões: </strong><span style="font-weight: 400;">a regulamentação vigente analisada neste estudo estabelece diretrizes e requisitos técnicos que corroboram com a gestão de documentos e informações no contexto da IES brasileira.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/141 MANUAL DE PROCEDIMENTOS NA GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO 2024-04-16T12:05:32-03:00 Lilian Morais Brum lilianmoraisbrum@gmail.com Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan benildes@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">a gestão de unidades de informação envolve o gerenciamento de recursos (financeiro, humano e material), para garantir a manutenção e aprimoramento dessa infraestrutura, para atender às necessidades dos usuários. Neste artigo apresentam-se os resultados de uma revisão narrativa da literatura que analisa a produção técnico-científica sobre manuais de procedimentos como apoio às atividades no setor de processamento técnico em unidades de informação, buscando evidenciar o panorama brasileiro sobre a temática. Com base em análises dos materiais selecionados para a revisão, foi possível perceber que os manuais de procedimentos são instrumentos efetivos para a gestão da qualidade das atividades desenvolvidas em unidades de informação, pois causam reflexos positivos em instâncias tais como no processo de indexação, catalogação e classificação. A despeito desse reflexo positivo, ainda são poucos os manuais de procedimentos formalmente desenvolvidos e disponibilidades em unidades de informação.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/166 CONTEXTO CAPACITANTE E BA 2024-04-13T22:10:52-03:00 Leandro Cearenço Lima leandrolima.panamericano@gmail.com Frederico Cesar Mafra Pereira professorfredericomafra@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">diversos estudos apontam o Contexto Capacitante como fator que impulsiona a criação de conhecimento. No entanto, delinear a partir de um modelo a representação gráfica de como tal fenômeno ocorreria na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC) se faz necessário em função do baixo volume de publicações que se propõem a essa tarefa. Este artigo é um relato de experiência, resultado de uma tese de doutorado que tem como </span><strong>objetivo</strong><span style="font-weight: 400;"> apresentar como ocorreu a construção da representação gráfica de um modelo explicativo de contexto capacitante e Ba na perspectiva da GC. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória que visa a partir de conceitos e ideias propor uma representação explicativa e replicável de como ocorre um fenômeno. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: como resultado o modelo desenvolvido foi delineado a partir de </span><em><span style="font-weight: 400;">backgrounds </span></em><span style="font-weight: 400;">de bases teóricas e conceituais que tendem a representar um fluxo que pode servir de base para pesquisas em distintas áreas do conhecimento e contextos situacionais. </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: conclui-se que a representação gráfica do modelo construído é uma proposta capaz de explicar como os indivíduos que vivenciam um determinado contexto situacional conseguem a partir de trocas em um ambiente físico ou virtual adquirir informações, conhecimento e boas práticas para lidar com o desconhecido. </span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/180 CURADORIA DE CONTEÚDO PARA BIBLIOTECÁRIOS 2024-05-09T13:56:05-03:00 Rosaria Ferreira Otoni dos Santos educadorarosariaotoni@gmail.com Frederico César Mafra Pereira professorfredericomafra@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">a curadoria de conteúdo é aplicada à vários contextos visando influenciar a decisão de compra de produtos ou serviços. Na Ciência da Informação, esta é uma necessidade eminente, tendo em vista a volatilidade e excesso de informações. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">: o objetivo deste artigo é apresentar o relato de experiência do estágio docente na trajetória do Doutorado, evidenciar a experiência do uso das metodologias ativas uma visão geral sobre curadoria do conteúdo relevante para formação dos bibliotecários e, mediante a oferta da disciplina curadoria de conteúdo bibliotecários frente ao contexto da Transformação Digital. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: relato de experiência das atividades do Estágio de Docência, descritivo, de abordagem qualitativa. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: percebeu-se que as estratégias advindas do uso das metodologias ativas possibilitaram aulas mais interativas, com participação da turma através de suas experiências e esclarecimentos de dúvidas sobre a temática elucidada.</span> <span style="font-weight: 400;"> </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: as experiências no Estágio docente permitiram muitas contribuições, dentre elas, as interações e as ligações com os alunos e o compartilhamento de conhecimentos.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/175 EXPLORANDO A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA AGÊNCIA DE PROMOÇÃO DE INVESTIMENTOS DE MINAS GERAIS 2024-04-21T18:29:51-03:00 Davyson Demmer Guimarães Barbosa davysondemmer@ufmg.br Elisângela Cristina Aganette elis@eci.ufmg.br <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">a sociedade do conhecimento avança e a gestão desse valor produzido se torna fundamental para que as organizações consigam alcançar seus objetivos. Todas as organizações produzem conhecimento, mas a capacidade de realizar uma gestão adequada do conhecimento gerado é importante para determinar o sucesso dos empreendimentos. O investimento é um fator essencial para o desenvolvimento de qualquer região. Seguindo nesse sentido, o estudo se propõe a investigar se existem artigos sobre a gestão do conhecimento em agências de promoção de investimentos que podem servir de modelo para a Agência de Promoção de Investimentos do Estado de Minas Gerais. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">: o objetivo das análises é identificar publicações que auxiliem na preparação de um diagnóstico situacional para identificar o nível da gestão do conhecimento da Instituição. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: serão buscados artigos publicados no Portal de Periódicos da Capes que possam ser úteis para identificar produtos de gestão do conhecimento especificamente em agências de promoção de investimentos. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: não foram identificados artigos específicos sobre a gestão do conhecimento em agências de promoção de investimentos. </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: será proposta a elaboração de um diagnóstico situacional sobre a Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/134 CONHECIMENTO NO DOMÍNIO UNIVERSAL OU APENAS NO SUBJETIVO? 2024-05-02T19:28:20-03:00 Lílian Dominguez Santana liliandominguez.santana@gmail.com Frederico Cesar Mafra Pereira professorfredericomafra@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">a Gestão do Conhecimento (GC) tem sido objeto de estudo na Ciência da Informação (CI); contudo, é necessário compreender qual a natureza do fenômeno conhecimento. Diferentes perspectivas podem incorrer em entendimentos distintos quanto à própria GC. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">: Verificar como o termo conhecimento tem sido compreendido no contexto da relação entre GC e CI. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: revisão Sistemática da Literatura considerando para a análise artigos nacionais e internacionais recuperados por meio das bases de dados Scopus, Web of Science, Emerald Journals e BRAPCI. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva, de natureza qualitativa. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: os achados incluem a identificação de duas abordagens, uma, preeminente nos estudos nacionais, que defende que o conhecimento existe apenas do domínio subjetivo e outra, predominante nos estudos internacionais, que considera o conhecimento também no domínio universal ou objetivo. </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: enquanto a primeira perspectiva limita a GC à promoção de ambientes propícios ao compartilhamento; a segunda, que considera a natureza dupla do conhecimento (subjetiva e objetiva), amplia o escopo da GC reconhecendo os diferentes tipos de conhecimento e o importante papel de uma gestão intencional do conhecimento.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/133 PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE REPRESENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE DADOS GOVERNAMENTAIS ABERTOS INDEXADA NA SCOPUS 2024-04-09T11:20:19-03:00 Danielle Teixeira de Oliveira oliveiracomercial88@gmail.com Patrícia Nascimento Silva patricians.prof@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong><span style="font-weight: 400;">os Dados Governamentais Abertos (DGA), são dados abertos produzidos pelo governo e disponibilizados online para leitura, acompanhamento e reutilização e assim como outras fontes precisam ser representados, organizados e recuperados para concretizar essa iniciativa dos governos. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">: Investigar como os DGA são abordados na Ciência da Informação (CI), especificamente em relação a sua representação e recuperação. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: nesta pesquisa, exploratória e descritiva foi realizada uma revisão bibliográfica na base de dados Scopus no segundo semestre de 2023. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: foram selecionados 20 documentos para análise, publicados entre 2012 e 2023. A maioria dos documentos foram publicados em inglês nos últimos 11 anos e foram identificadas diversas temáticas relacionadas à CI como: processamento de linguagem natural, vocabulários controlados e ontologias, formatos de publicação, metadados, qualidade de dados, interoperabilidade semântica e dados ligados. </span><strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: vários estudos da amostra analisada abordaram vocabulários controlados, que são muito utilizados na CI para representação da informação, temática abordada na maioria dos estudos e considerada como fator decisivo na garantia de qualidade dos dados e uso efetivo dos DGA. Contudo, poucos estudos trataram especificamente sobre a recuperação de informação.</span></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/142 CHATBOTS NO BRASIL 2024-04-24T15:57:10-03:00 Jordana Rabelo Soares rabelojordana@gmail.com Patícia Nascimento Silva patricians.prof@gmail.com <p><strong>Resumo</strong><span style="font-weight: 400;">:</span> <em><span style="font-weight: 400;">chatbot</span></em><span style="font-weight: 400;"> é um programa de computador ou software que interage com usuários usando linguagem natural. Eles utilizam diferentes técnicas de automatização na conversa de forma mais natural e troca de informações entre seres humanos. No contexto da Ciência da Informação, os </span><em><span style="font-weight: 400;">chatbots</span></em><span style="font-weight: 400;"> estão inseridos nas temáticas que envolvem a representação, organização e recuperação de informação. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">: investigar na literatura acadêmica estudos sobre </span><em><span style="font-weight: 400;">chatbot</span></em><span style="font-weight: 400;">s no contexto brasileiro. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">:o estudo se caracteriza como pesquisa exploratória e descritiva que realizou uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scopus, Web of Science e BRAPCI realizada entre fevereiro e março de 2024 mapeando os estudos por ano, área e objetivo. </span><strong>Resultados</strong><span style="font-weight: 400;">: foi observado que o ano com o maior número de publicações foi 2021, a área com a maior concentração de estudos foi a Saúde e quanto aos objetivos se destacam o atendimento ao cliente, automatização operacional e redução de custos.</span> <strong>Conclusões</strong><span style="font-weight: 400;">: os </span><em><span style="font-weight: 400;">chatbots</span></em><span style="font-weight: 400;"> estão se consolidando como ferramentas fundamentais na comunicação com o usuário, oferecendo atendimentos mais personalizados, soluções eficientes e automação de processos em diversos setores da sociedade, contudo é urgente que essas ferramentas estejam em consonância com as técnicas e fundamentos da Ciência da Informação, motivo que justifica este estudo e identifica lacunas para novas investigações e aplicações dos </span><em><span style="font-weight: 400;">chatbots. </span></em></p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC) https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/169 ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MEDIADA POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2024-04-15T09:34:06-03:00 Marcia Aparecida Bolina marciabolina@gmail.com Fabricio Ziviani fazist@hotmail.com <p><strong>Resumo:</strong><span style="font-weight: 400;"> Este estudo explora o potencial da convergência entre inteligência artificial (IA) e ciência da informação (CI) para otimizar a gestão documental no Laboratório de Análise Crítica da Prática Pedagógica Inclusiva (LACPP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O </span><strong>objetivo </strong><span style="font-weight: 400;">é desenvolver uma metodologia inovadora para organizar e mediar o conhecimento no Laboratório, utilizando IA para atender às necessidades específicas do LACPP. A </span><strong>metodologia </strong><span style="font-weight: 400;">de pesquisa é a qualitativa e descritiva, com mapeamento das necessidades do LACPP em termos de organização, acesso e utilização do conhecimento, e identificação de ferramentas e técnicas de CI e IA adequadas para atender a essas necessidades. O modelo inovador que integra ferramentas de ambas as áreas, otimizando o acesso, a organização e a utilização do conhecimento de forma flexível e adaptável às necessidades específicas do LACPP. A relevância da pesquisa está na potencialização da qualidade da Educação Especial e Inclusiva na UFMG e importância de disseminação da informação contida nos documentos do LACPP. Os </span><strong>resultados </strong><span style="font-weight: 400;">esperados são a interação entre IA e CI transformando a organização do conhecimento (OC) e fomentando a pedagogia inclusiva, tornando a informação mais acessível, personalizando a aprendizagem e promovendo a autonomia e a independência dos alunos.</span></p> <p> </p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC)