Editorial

Editorial

Considerando o potencial da pesquisa científica para o avanço da sociedade, mediante a transformação que promove na vida das pessoas e das instituições, é que são realizadas as iniciativas dos eventos científicos, cujo propósito é divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas em uma determinada área do conhecimento. Os eventos científicos são atividades que buscam reunir pesquisadores e interessados em diversos âmbitos do saber, para discutir e atender as diversas questões científicas (CAPES).   No âmbito da Ciência da Informação, esses eventos científicos oferecem momentos oportunos para reunir os interessados em discutir problemas relacionados à análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informaçãoaplicada aos interesses da sociedade.

É com esse entendimento que nasceu o Fórum de Pesquisa Discente (FORPED), uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A primeira edição do evento, com o nome de I Fórum de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, foi realizada em 2018, em um único dia, e teve como objetivo proporcionar oportunidades para aquisição de experiências e conhecimentos acerca das pesquisas de mestrado e doutorado em andamento no âmbito do nosso programa. Esse primeiro Fórum, organizado por duas alunas representantes discentes, contou com 18 trabalhos de alunos do PPGGOC, distribuídos em quatro seções, quatro pesquisadores palestrantes, oito professores do Programa que atuaram como pareceristas, e um número aproximado de 40 ouvintes. A segunda edição, realizada em 2019, por sua vez, contou com 33 comunicações orais, distribuídas em oito seções temáticas e reunindo um total aproximado de 80 participantes. Além desse avanço, algumas inovações foram implementadas, como: palestras específicas nos dois dias do evento, mesa de abertura, publicação dos trabalhos na Revista Múltiplos Olhares, dentre outras.

A realização das duas edições anteriores foi um sucesso e contribuiu para fortalecer o Fórum de Pesquisa discente como um espaço privilegiado para a reflexão e a participação ampliada de pesquisadores externos. Esses pesquisadores contribuíram para criar e ampliar uma rede de relacionamentos e colaboração que traz impacto para o desenvolvimento das pesquisas e a formação do corpo discente.

Em 2021, em sua terceira edição, o evento tem como tema a gestão da informação e do conhecimento em momentos de crise, tendo como base o momento de instabilidade gerado com a pandemia da Covid-19, que impactou as rotinas de trabalho em contexto mundial e que ao mesmo tempo expôs à sociedade a importância da ciência, das pesquisas e dos cientistas. Pretende-se, nesta edição, propor reflexões acerca do valor que a gestão da informação e do conhecimento assume para o desenvolvimento das pesquisas científicas em momentos que a sociedade demanda pelo uso efetivo de recursos de informação para gerar novos conhecimentos e disponibilizar informação confiável para aplicação e retorno às demandas sociais.  Dentre as novidades desta edição, citam-se como principais: avaliação prévia dos trabalhos pela comissão científica, publicação dos trabalhos nos Anais do Evento ou na Revista Múltiplos Olhares e realização do evento totalmente on-line, com transmissão pelo canal do PPGGOC, no YouTube.

A análise ao percurso histórico do FORPED evidencia o seu desenvolvimento, de modo a confirmar que o evento vem se consolidando como um encontro de reflexão para o aprimoramento das pesquisas científicas, considerando, sobremaneira, o alto rigor científico das pesquisas realizadas pelo PPGGOC. As novidades de cada edição revelam que há pretensão de tornar o Fórum uma referência em evento discente desenvolvido no âmbito da Pós-Graduação, em sintonia com os grandes eventos da área realizados no Brasil. As discussões das pesquisas realizadas de forma ampliada com a participação dos alunos da pós-graduação, pesquisadores do Programa e dos avaliadores oriundos de outras instituições contribuem para uma formação mais crítica e com os resultados das pesquisas para a Ciência da Informação e áreas correlatas.

Esperamos que nesta edição, assim como nas anteriores, os resultados possam abrir novas reflexões para os pesquisadores, contribuindo para as tomadas de decisão, sobretudo quanto à escolha dos métodos de pesquisa, o modo de aplicação dos procedimentos, a base de referenciação teórica, dentre outras melhorias para os estudos em andamento. A expectativa é grande e desafiadora, em especial, por ser um evento on-line, mas constituirá uma oportunidade que comprova a nossa capacidade de reinvenção em tempos de pandemia, a compreensão de que a pesquisa científica não pode parar e o anseio de que estamos caminhando para dias melhores.

Desejamos que o evento seja bastante produtivo, sobretudo pelas contribuições geradas nas pesquisas, favorecendo todos os envolvidos, como os estudantes, professores e profissionais correlatos à área da gestão e organização da informação e do conhecimento.

Um forte abraço!

Comissão Organizadora do 3º Fórum de Pesquisa Discente/2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.