Analises altmétricas dos Repositórios Institucionais das Universidades Brasileiras

Autores

Palavras-chave:

Altmetria, Repositório institucionais; Universidade federais brasileiras.

Resumo

Repositórios Institucionais são importantes ambientes informacionaisde disseminação da informação e do conhecimento, que promovem a divulgação científica de forma aberta a toda sociedade. As métricas alternativas, possibilitam a análise da menção de itens dos repositórios em fontes da web social e agregam informações importantes sobre o que está sendo compartilhado online. O estudo se caracteriza como descritivo, de natureza qualiquantitativa, tendo como objetivo analisar as métricas alternativas dos Repositórios Institucionais brasileiros mantidos por universidades federais com dados coletados via Altmetric Explore. A pesquisa obteve como resultadosque, dos 55 Repositórios Institucionais mantidos por universidades federais analisados, apenas cinco apresentam registros altmétricos (UFPR, UFGRS, UFT, UFRJ e UFMG) com menções de 2008 a 2023 em uma ou mais fontes da web social, com destaque ao Twitter (73%). Por meioda pesquisa foi possível verificar como as métricas alternativas podem colaborar para o conhecimento da produção acadêmica disponibilizada pelos Repositórios Institucionais. Concluiu-seque os dados disponibilizados pelo Altmetric.com podem ser utilizados de forma institucional para divulgação do RI, mapeamento da produção acadêmica e visibilidade do material por ele disponibilizado nas mídias sociais, entre outras análises. Destaca-se como limitador da pesquisa o fato de o Altmetric.Explore possibilitar a extração de dados somente de Repositórios Institucionais que possuem identificador persistente, ou seja, repositórios que não utilizam estes identificadores não são passíveis de recuperação, mesmo que potencialmente tenham registros altmétricos.

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

Santos, R. V., & Araujo, R. F. . (2023). Analises altmétricas dos Repositórios Institucionais das Universidades Brasileiras. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 4(4), 1–11. Recuperado de https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/117