INTERFACE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E MÉTODOS DO DESIGN NOS ESTUDOS DE USUÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11235582

Palavras-chave:

Usuários, Experiência do usuário, Sujeitos informacionais, Design Thinking, Ciência da Informação

Resumo

Resumo: partindo-se de um contexto de intensas transformações tecnológicas, discussões sobre o protagonismo dos usuários têm ganhado cada vez mais força em diferentes áreas do conhecimento, revelando o caráter multidisciplinar do tema. Objetivo: este trabalho objetivou identificar como está sendo construída cientificamente a relação entre a Ciência da Informação e o Design, no que tange aos Estudos de Usuários. Metodologia: método utilizado foi a Revisão do estado da arte da Literatura. Resultados: foi apresentado e discutido o estado da arte dos estudos de usuários numa perspectiva interdisciplinar, construindo uma narrativa a partir da visão crítica do emprego de métodos do Design e dos novos sujeitos informacionais. Conclusões: a partir do panorama analisado, é possível perceber que o Design pode sim ser uma abordagem inovadora para a área de Ciência da Informação, e que os estudos de sujeitos informacionais e suas práticas podem se beneficiar muito de métodos como o Design Thinking.

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Biografia do Autor

Thaila Bahiense , Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Antropologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária no projeto de extensão universitária "Mapeamento de Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais? (UFMG) e desenvolveu pesquisas a cerca de Saberes Tradicionais e Antropologia da Religião no contexto urbano. Tem experiência e interesse nas áreas de Antropologia e Arqueologia, com ênfase em Antropologia da Religião, Povos e Comunidade Tradicionais e Arqueologia Histórica. Atua profissionalmente como Pesquisadora de Experiência de Usuários e Designer de Serviços no setor de tecnologia. Já colaborou com empresas de diferentes setores como Financeiro, Construção Civil, Tecnologia, Automotivo, Agronomia, Recursos Humanos, Educação e Saúde. Alia conhecimentos em pesquisas qualitativas, análise de dados e metodologias do Design de Serviço para ajudar a idear soluções que resolvam problemas complexos. Sempre com uma abordagem centrada nas pessoas usuárias. 

Melissa Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

É especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), com graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Possui também formação Complementar em Marketing pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. É analista de comunicação social da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte - BHTRANS, onde, desde 2010, é responsável pela Gestão de Conteúdo e pela Arquitetura da Informação no Portal da BHTRANS. É idealizadora e gestora dos canais de mídias sociais digitais da empresa, dentre eles, o Twitter, com mais de 362 mil seguidores. Na BHTRANS criou o Projeto Cultura Digital que teve como objetivos a criação e desenvolvimento da cultura digital na Instituição, para potencializar o uso da informação, conscientizar colaboradores sobre a era digital e da informação e a abertura de canais de comunicação digital. Criou também o Projeto Gestão Estratégica da Informação - Módulo Mídias Sociais que teve como objetivo estruturar informações coletadas nas mídias sociais digitais, com conversão dessas em fonte para inteligência organizacional, fazendo com que proporcionem conhecimento e auxiliem os gestores na tomadas de decisão e também na revisão dos serviços prestados. Áreas de Interesse: Mídias, Novas Mídias, Tecnologias da Comunicação, Mídias Sociais Digitais, Experiência do Usuário, Planejamento de Comunicação e Marketing, Planejamento de Comunicação para o Setor Público, Inteligência Empresarial.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Bahiense, T. P. de A. ., Rocha, M. C., & Mafra, F. C. P. . (2024). INTERFACE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E MÉTODOS DO DESIGN NOS ESTUDOS DE USUÁRIOS. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 5(5). https://doi.org/10.5281/zenodo.11235582

Edição

Seção

Experiência do Usuário e Comunicação Científica

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