ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MEDIADA POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

um Estudo de Caso

Autores

  • Marcia Aparecida Bolina Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0009-0004-7851-7314
  • Fabricio Ziviani Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11235002

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Organização do Conhecimento, Pedagogia Inclusiva, Ciência da Informação

Resumo

Resumo: Este estudo explora o potencial da convergência entre inteligência artificial (IA) e ciência da informação (CI) para otimizar a gestão documental no Laboratório de Análise Crítica da Prática Pedagógica Inclusiva (LACPP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo é desenvolver uma metodologia inovadora para organizar e mediar o conhecimento no Laboratório, utilizando IA para atender às necessidades específicas do LACPP.  A metodologia de pesquisa é a qualitativa e descritiva, com mapeamento das necessidades do LACPP em termos de organização, acesso e utilização do conhecimento, e identificação de ferramentas e técnicas de CI e IA adequadas para atender a essas necessidades. O modelo inovador que integra ferramentas de ambas as áreas, otimizando o acesso, a organização e a utilização do conhecimento de forma flexível e adaptável às necessidades específicas do LACPP. A relevância da pesquisa está na potencialização da qualidade da Educação Especial e Inclusiva na UFMG e importância de disseminação da informação contida nos documentos do LACPP. Os resultados esperados são a interação entre IA e CI transformando a organização do conhecimento (OC) e fomentando a pedagogia inclusiva, tornando a informação mais acessível, personalizando a aprendizagem e promovendo a autonomia e a independência dos alunos.

 

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Biografia do Autor

Marcia Aparecida Bolina, Universidade Federal de Minas Gerais

Sou arquivista e Licenciada em Letras pela UFMG, com mestrado em Ciência da Informação em andamento (ECI/PPGGOC/UFMG). Tenho 18 anos de experiência na área pública, sendo 10 anos no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na área de informática e 6 anos na Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP), onde apresentei dois projetos na área de gestão documental. Também atuei em projetos sociais de aulas particulares e reforço escolar. 

Fabricio Ziviani , Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade de Brasília

Doutor em Ciência da Informação pela ECI/UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é Professor na Escola da Ciência da Informação da UFMG (ECI/UFMG) no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento e Professor do Programa de Mestrado em Governança, Tecnologia e Inovação da Universidade Católica de Brasília. Já ministrou aulas e foi pesquisador nas seguintes instituições: UEMG, FUMEC, UNI-BH, UNA, FACISA-BH, PUCMINAS e FDC. Possui 23 anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios (saúde, transportes, agronegócios, sistema financeiro e grupos educacionais). Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Destaca-se na sua atuação como pesquisador - Recebeu o Prêmio de Teses UFMG 2013. Recebeu prêmio de melhor artigo em diferentes congressos. Mais de 120 artigos publicados periódicos de alto impacto nacionais e internacionais. Orientações de 03 teses e 47 dissertações. Coordenou mais de 10 projetos de pesquisa com financiamento de empresas, agências de fomento e universidades. Participação em diversas bancas de mestrado e doutorado. Palestrante de grandes eventos nacionais e internacionais. Mentor de Startups. Atua principalmente nas áreas de Inovação; Transformação digital; Inteligência Artificial; Startups; Mindset Digital; Gestão do conhecimento e da Informação; Ciência da Informação; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Liderança e Gestão de Pessoas e Transferência de Tecnologia e Conhecimento.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Bolina, M. A. ., & Ziviani , F. . (2024). ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MEDIADA POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: um Estudo de Caso . Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 5(5). https://doi.org/10.5281/zenodo.11235002

Edição

Seção

Organização e Representação da Informação e do Conhecimento

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