ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MEDIADA POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11235002Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Organização do Conhecimento, Pedagogia Inclusiva, Ciência da InformaçãoResumo
Resumo: Este estudo explora o potencial da convergência entre inteligência artificial (IA) e ciência da informação (CI) para otimizar a gestão documental no Laboratório de Análise Crítica da Prática Pedagógica Inclusiva (LACPP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo é desenvolver uma metodologia inovadora para organizar e mediar o conhecimento no Laboratório, utilizando IA para atender às necessidades específicas do LACPP. A metodologia de pesquisa é a qualitativa e descritiva, com mapeamento das necessidades do LACPP em termos de organização, acesso e utilização do conhecimento, e identificação de ferramentas e técnicas de CI e IA adequadas para atender a essas necessidades. O modelo inovador que integra ferramentas de ambas as áreas, otimizando o acesso, a organização e a utilização do conhecimento de forma flexível e adaptável às necessidades específicas do LACPP. A relevância da pesquisa está na potencialização da qualidade da Educação Especial e Inclusiva na UFMG e importância de disseminação da informação contida nos documentos do LACPP. Os resultados esperados são a interação entre IA e CI transformando a organização do conhecimento (OC) e fomentando a pedagogia inclusiva, tornando a informação mais acessível, personalizando a aprendizagem e promovendo a autonomia e a independência dos alunos.
Downloads
Referências
BAX, M. P. Design Science: filosofia da pesquisa em ciência da informação e tecnologia. Ciência da Informação, Brasília, v. 42, n. 2, p. 298-312, maio/ago. 2013.
BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 23 dez. 1996.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 10. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 237p ISBN 8535203524.
FINO, C. N. Vygostsky e a Zona de Desenvolvimento Priximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, [s.l.], v. 14, n. 02, p. 273-291, jan. 2001.
HJORLAND, B. Fundamentals of Kenowledge Organization. Knowledge Organization, [s.l.], v. 30, n. 02, p. 87-110, jan. 2003.
MACHADO, G. C.; SANTOS, A. M.; SILVA JÚNIOR, B. S. As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 76, p. 243-269, jan./abr. 2022.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003. 310 p.
MENEGAIS, D. A. F. N., et al. Formação Continuada: integração das tecnologias digitais na prática pedagógica de professores de matemática. Renote, [s.l.], v. 16, n. 2, p. 454-463, 28 dez. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
NHACUONGUE, J. A. O Campo da Ciência da Informação: contribuições, desafios e perspectivas da mineração de dados para o conhecimento moderno. 2015. 195 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Marília, 2015.
SANTAROSA, L. M. C. Inclusão Digital: espaço possível para pessoas com necessidades educativas especiais. Revista Educação Especial, [s.l.], n. 20, p. 01-11, abr. 2002.
SOUZA, L. B. P., et al. Inteligência Artificial na Educação: rumo a uma aprendizagem personalizada. Journal Of Humanitties And Social Science, [s.l.], v. 28, n. 5, p. 19-25, maio 2023.
STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.