Incidência temática na produção científica dos programas de pós-graduação da ECI/UFMG

um estudo bibliométrico

Autores

  • Jonas Aron Cardoso Diniz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil https://orcid.org/0000-0003-3080-5005
  • Marília Catarina Andrade Gontijo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil https://orcid.org/0000-0002-9181-0302
  • Dalgiza Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Palavras-chave:

Literatura científica, Palavras-chave, Bibliometria, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A comunicação científica é parte fundamental da ciência, revelando os temas estudados nas áreas do conhecimento e são utilizadas fontes de informação para esse fim. Teses e dissertações produzidas nas universidades são importantes fontes para aidentificação das temáticas, pois indicam tendências da produção científica.Objetiva-se mapear a produção científica dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais a partir da bibliometria. O universo são teses/dissertações indexadas no Repositório Institucional, entre 2015-2020. Como resultados, levantaram-se 70 trabalhos, 35 teses e 35 dissertações, sendo o segundo Programa o que mais apresentou trabalhos. Para a incidência temática, as palavras-chave com maiores ocorrências foram Ciência da Informação, Representação da Informação e Representação do Conhecimento e da Informação. Tais palavras estão relacionadas com as áreas de concentração e as linhas de pesquisas.

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

Diniz, J. A. C., Catarina Andrade Gontijo, M. ., & Andrade Oliveira, D. (2023). Incidência temática na produção científica dos programas de pós-graduação da ECI/UFMG: um estudo bibliométrico. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 4(4), 1–13. Recuperado de https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/75