Incidência temática na produção científica dos programas de pós-graduação da ECI/UFMG
um estudo bibliométrico
Palavras-chave:
Literatura científica, Palavras-chave, Bibliometria, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas GeraisResumo
A comunicação científica é parte fundamental da ciência, revelando os temas estudados nas áreas do conhecimento e são utilizadas fontes de informação para esse fim. Teses e dissertações produzidas nas universidades são importantes fontes para aidentificação das temáticas, pois indicam tendências da produção científica.Objetiva-se mapear a produção científica dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais a partir da bibliometria. O universo são teses/dissertações indexadas no Repositório Institucional, entre 2015-2020. Como resultados, levantaram-se 70 trabalhos, 35 teses e 35 dissertações, sendo o segundo Programa o que mais apresentou trabalhos. Para a incidência temática, as palavras-chave com maiores ocorrências foram Ciência da Informação, Representação da Informação e Representação do Conhecimento e da Informação. Tais palavras estão relacionadas com as áreas de concentração e as linhas de pesquisas.
Downloads
Referências
CODATO, A. Utilizando citações para além do fator de impacto: uma alternativa para determinar topografias científicas. SciELO 20 YearsRepository, p. 1-19, set. 2018.
GARVEY, W. D. Communication, theessenceof Science: facilitatinginformationexchangeamonglibrarians, scientists, engineersandstudents. England: Pergamon Press, 1979.
GOMES, J. O.; DIAS, T. M. R.; MOITA, G. F. Uma análise dos principais tópicos de pesquisas investigados pelos pesquisadores doutores brasileiros. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 55-82, maio/ago. 2018.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MIGUÉIS, A.; NEVES, B. Uma abordagem à linguagem de indexação dos artigos científicos depositados no repositório científico da Universidade de Coimbra. PontodeAcesso, Salvador, v. 7, n. 1, p. 116-131, abr. 2013.
OTLET, Paul. Tratado de documentação: o livro sobre o livro teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos, 2018.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Belo Horizonte. 2021. Disponível em: http://ppgci.eci.ufmg.br/. Acesso em: 17 mar. 2021.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. Belo Horizonte. 2021. Disponível em: http://ppggoc.eci.ufmg.br. Acesso em: 17 mar. 2021.
SACARDO, M.; HAYASHI, M. C. Bibliometria e Epistemologia: balanços iniciais da produção cientifica em educação física na interface com a educação. In: HAYASHI, M. C. P. I. et al. (org.).Bibliometria e cientometria: estudos temáticos. São Carlos: Pedro & João, 2013. p. 85-99.
SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.
TONELLO, I. M. S.; LUNARDELLI, R. S. A.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Palavras-chave: possibilidades de mediação da informação. PontodeAcesso, Salvador, v. 6, n. 2 ,p. 21-34, ago. 2012.
VANTI, N. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.