A mediação da leitura nas bibliotecas escolares do IFNMG
Palavras-chave:
Biblioteca escolar; , mediação da leitura, formação de leitoresResumo
Este resumo faz parte de um compilado da dissertação de mestrado, do Programa de Pós-Graduação Gestão e Organização do Conhecimento PPGGOC/UFMG. A pesquisa tem como objetivo geral, descrever como acontece a formação de leitores nas bibliotecas escolares dos Campi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, junto aos estudantes do ensino médio/técnico. Os objetivos específicos são: levantar os programas, ações e projetos da biblioteca escolar de cada Campi relacionados a formação do leitor; investigar o papel da biblioteca escolar nas atividades de formação do leitor promovidas por professores e que utilizam o acervo ou o espaço da biblioteca. A aplicação da pesquisa descritiva, auxiliará na elaboração deste trabalho a analisar as realidades de cada Campi de forma exploratória. Para identificar e descrever o trabalho de mediação de leitura, na formação de leitores nas bibliotecas dos Campi do IFNMG, será realizada a coleta de dados com aplicação de questionário destinado aos bibliotecários do Instituto. Considera-se que a prática da leitura é importante na vida de todo cidadão, fatores como: estímulo, mediação e exemplo são agentes que podem determinar o incentivo e o hábito da leitura. Comunidade, escola, professores, bibliotecários, estudantes e família fazem parte desse processo de constante aprendizado.
Downloads
Referências
ABREU, Flávia Ferreira. Mediação e leitura na biblioteca escolar: estudo de casos múltiplos. Dissertação (Mestrado). Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, 2019.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS – IFNMG. Conheça o IFNMG. 2019.
NUNES, Martha Suzana Cabral; SANTOS, Flaviana de Oliveira. Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 25, n. 2, p. 3-28, jun./2020.
PAIVA, Marília de Abreu Martins de. Contribuição da biblioteca escolar no “efeito escola” relacionado à prova Brasil-leitura: estudo em Belo Horizonte, Contagem e Betim. Tese (Doutorado). Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, 2016.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Ed. 34, 2008.
PRADO, Jorge Moisés Kroll do (Org.). Mediação da leitura literária em bibliotecas. 2. ed. Rio de Janeiro: Malê, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento / UFMG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.