Plataforma de leitura árvore
biblioteca digital como fonte de informação para o ensino básico do Coltec e CP, no período de pandemia covid-19
Palavras-chave:
Biblioteca digital, Biblioteca escolar, E-books, Ensino remoto emergencialResumo
A partir de março de 2020, no Brasil e no mundo, foram suspensas as atividades de ensino presencial, posteriormente substituídas pelo chamado “ensino remoto emergencial”. Nesse contexto, foi feito o recorte nas escolas de ensino básico dentro da Universidade Federal de Minas Gerais: o Colégio Técnico e o Centro Pedagógico. O objetivo do estudo é verificar os serviços e os limites da contribuição da Biblioteca Digital Árvore de livros, nessas unidades de ensino. Pretende-se descrever a relevância das bibliotecas digitais para o ensino remoto emergencial; identificar quais áreas do conhecimento foram melhor atendidas pela biblioteca digital Árvore de Livros; compreender os limites do seu uso e aplicação, para a comunidade de ensino fundamental e médio e avaliar as possibilidades de aplicação na biblioteca digital de alguns serviços oferecidos pela biblioteca escolar tradicional. Quanto à metodologia, a pesquisa será exploratória, e a coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e relatórios quantitativos oferecidos pela própria Árvore de Livros. O estudo pretende possibilitar um conhecimento mais amplo da contribuição da biblioteca digital para comunidades escolar.
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