Mapeamento das abordagens e tipos de avaliação de tesauros

Autores

Palavras-chave:

Abordagens de avaliação de tesauros, Tipos de Avaliação de Tesauros, Avalição de Tesauros, Tesauros

Resumo

Apresenta as abordagens e tipos de avaliação de tesauros encontradas na literatura nacional e internacional. O tesauro é um instrumento composto por um conjunto controlado de termos, descritores e não descritores, que estão relacionados entre si por meio de relações semânticas. Resultado da modelagem de um domínio do conhecimento, que, por sua vez, é dinâmico, deve ser periodicamente avaliado e atualizado para que não se torne obsoleto. Essa avaliação reúne dados que serão úteis para a análise, tomada de decisão, resolução de problemas relacionados aos tesauros. Visa mapear as abordagens e os tipos de avaliação de tesauros na literatura nacional e internacional. O referencial teórico, a fim de verificar o estado da arte do problema a ser estudado e para dar subsídios para atender ao objetivo da pesquisa, está dividido em duas seções, a saber: “Tesauros” e “Avaliação de Tesauros”. A pesquisa é classificada quanto a sua abordagem, natureza, objetivos e procedimentos. Em relação à abordagem é considerada qualitativa. Apresenta o percurso metodológico que tem por finalidade a criação do Portfólio A. Ao todo foram encontradas três abordagens de avaliação e doze tipos de avaliação. As informações sobre os tipos de metodologia foram sintetizadas em um quadro e analisadas conforme as classes de que é formado. É esperado que a construção de fundamentos teórico-metodológicos a respeito da temática avaliação de tesauros, e a reunião e apresentação das abordagens e tipos de avaliação de forma estruturada e sintética possa contribuir para refletir como a temática tem sido estudada na Ciência da Informação e colaborar para a realização de estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANSI/NISO Z39.19-2005. Guidelines for the Construction, Format, and Management of Monolingual Controlled Vocabularies. Baltimore: National Information Standards Organization, 2010.

BERMEJO, C. A.; RUBIO, A. V.; ROJO, A. S. Desarrollo de linguajes documentales formalizados em lengua espanola: II. Evaluación de los tesauros em lengua espanola. Rev. Esp. Doc. Cient., Madri, v. 12, n. 3, p. 283-305, 1989.

BOCATTO, V. R. C. Avaliação do uso de linguagem documentária em catálogos coletivos de bibliotecas universitárias: um estudo sociocognitivo com protocolo verbal. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Campus Marília. São Paulo, 2009.

BOCATTO, V. R. C.; FUJITA, M. S. L. Estudos de avaliação quantitativa e qualitativa de linguagens documentárias: uma síntese bibliográfica. Perspectivas em Ciência Informação, v. 11 n. 2, p. 267-281, maio/ago. 2006.

CAMPOS, M. L. de A.; GOMES, H. E.; MOTTA, D. F. da. Tutorial para elaboração de Tesauros. [Conexão Rio, Rio de Janeiro, s.d.].

CORREA URIBE, G. Um modelo para la evaluación integral de tesauros. Revista Interamericana de Bibliotecologia, Medellín, v. 22, n. 1, p.139-145, 1999.

DERVIN, B. An overview of Sense-Making research: concepts, methods and results to date. In: ANNUAL MEETING OF THE INTERNATIONAL COMMUNICATION ASSOCIATION, 1983, Dallas. Proceedings [...]. [s. l.: s. n.], 1983.

FELIPE, A. A. C. O Gênero Tesauro: um modelo de avaliação linguística. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) - Centro de Ciências Humanas Letras e Arte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

FERREIRA, A. C. Metodologia de revisão e atualização de tesauros aplicada ao Tesauro de Contas de Minas Gerais: abordagem da pesquisa-ação. 2020. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2020.

GIL URDICIAIN, B. Evaluación semântica y estructural de tesauros. Revista General de Información y Documentación, Madri, v. 8, n. 2, 1998.

GOMES, H. E. Manual de elaboração de tesauros monolíngues. Brasília: PNBU, 1990.

INTERNATIONAL ORGNIZATION FOR STANDARDIZATION. Information and documentation — Thesauri and interoperability with other vocabularies — Part 1: Thesauri for information retrieval. Geneva: The Organization, 2011.

LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 1996. 356 p.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

LARA, M. L. G. A representação documentária: em jogo a significação. 1993. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

MARTÍNEZ, Ana M. et al. Concepto, forma y longitud de los términos preferentes del tesauro: una propuesta de indicadores de calidad. Anales de Documentación, v. 13, p. 185-195, 2010.

MARTÍNEZ TAMAYO, A. M. et al. Indicadores de calidad para la construcción de tesauros. In: Encuentro Nacional de Catalogadores, 2., 2009, Ciudad Autônoma de Buenos Aires, Argentina. Anais [...]. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2009.

MARTÍNEZ, Ana M. et al. Indicadores para evaluar el vocabulario y la estructura sistemática de un tesauro. In: JORNADA DE INTERCAMBIO Y REFLEXIÓN ACERCA DE LA INVESTIGACIÓN EN BIBLIOTECOLOGÍA, 2010, La Plata, Argentina. Anais [...]. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2010.

MESSA, J. A. F. Diretrizes para avaliação de domínios de conhecimento em tesauros: uma análise da atualidade temática do Macrothesaurus Brasileiro de Direito Constitucional. 169 f. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, 2017.

MOREIRA, W. Relações conceituais como elementos constitutivos essenciais dos sistemas de organização do conhecimento. Informação & Informação, v. 24, n. 2, p. 1-30, maio/ago. 2019.

NAPOLEÃO, B. M. Estabelecendo uma string de busca para a identificação de estudos secundários na engenharia de software. Dissertação (Mestrado) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Informática. Cornélio Procópio, 2019.

OWENS, L. A.; COCHRANE, P. A. Thesarurus Evaluation. Cataloguing & Classification Quartely, Filadélfia, v. 37, n.3/4, p. 87-102, 2004.

RAMIREZ, J. P. R. Vocabulário Controlado do Governo Eletrônico (VCGE): uma análise com base em critérios aplicáveis a taxonomias e tesauros. 245 p. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

SONO, R. A. S.; FRANCELIN, M. M. Avaliação de sistemas de organização do conhecimento: uma análise da literatura da área. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 18, p. 01-27, 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Miranda, L. dos S., & Dias, C. da . C. (2023). Mapeamento das abordagens e tipos de avaliação de tesauros. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 4(4), 1–13. Recuperado de https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/97

Edição

Seção

Organização e Representação da Informação e do Conhecimento

Categorias