Análise da produção científica da área do direito veiculada em periódicos brasileiros

Autores

  • Ana Paula de Rezende Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil https://orcid.org/0000-0002-6990-9306
  • Marlene Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Palavras-chave:

Ciência da Informação Comunicação Científica, Bibliometria Periódicos científicos Direito

Resumo

O objetivo geral deste projeto de pesquisa em andamento é analisar a produção científica da área do Direito veiculada em periódicos científicos brasileiros nos anos de 2017 a 2020. Os dados são coletados na base de dados Sucupira/CAPES, nas divisões do seu principal conceito QUALIS A1. Como base teórica tem-se a Ciência da Informação, Comunicação científica, Bibliometria e Entendimentos sobre o Direito. Os procedimentos metodológicos  apontam para uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagens quantitativas. Utilizar- se-a técnicas bibliométricas para analisar a produtividade científica no campo do Direito. A coleta dos dados é realizada na Plataforma Sucupira. Os procedimentos de análise dos dados será pelas seguintes categorias: Títulos das revistas científicas, Títulos dos artigos, Autor e co-autoria, origem institucional do autor; programas de pós-graduação mais produtivos; temas mais pesquisados; ano de publicação. Como primeiros resultados, tem-se os números de periódicos levantados nos estratos A1, A2 e A3 do sistema Qualis\Capes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GARVEY, W. D. Comunication the essence of science.Oxford:Pergamon Press, 1979.

GUEDES, V. L. S.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. In:CINFORM - Encontro Nacional de Ciência da Informação, 6, Salvador - Bahia, 2005. Disponível em:<http://cinform-anteriores.ufba.br/vi_anais/docs/VaniaLSGuedes.pdf >. Acesso em: 14/01/2023

HJØRLAND, B. Buscade Informações e Representação de Assuntos: Uma Atividade Teórica Abordagem à Ciência da Informação.Londres: Greenwood Press, 1997.

MEADOWS, A.J..A Comunicação científica. São Paulo: Briquet de Lemos, 1999.

MUELLER, S. Literatura científica, comunicação científica e ciência da informação. In: TOUTAIN, Lídia (org.) Para entender a ciência da informação. Salvador: EduFBA, 2006, p. 125-144.

NOBRE, M. Apontamentos sobre a pesquisa em Direito no Brasil. In: Cadernos Direito GV, São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, n.º 1, p. 3-19, set. 2009,

SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.

VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Rezende, A. P. de ., & Oliveira , M. . (2023). Análise da produção científica da área do direito veiculada em periódicos brasileiros . Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 4(4), 1–5. Recuperado de https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/118