A produção científica sobre Ischools em programas de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil
Resumo
As information schools, ou simplesmente ischools tiveram o seu movimento iniciado com reuniões em meados da década de 1990, foram eficazmente implementadas nos anos 2000 nos Estados Unidos. Com uma forte aderência com as tecnologias, a informação e a sociedade, atualmente, as ischools estão representadas em 116 instituições do mundo, como na América Central, Ásia e Europa, em sua maioria. Em menor quantidade, em instituições da América do Sul, África e Oceania. No Brasil a única ischool está presente na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Neste aspecto, visualizando as ischools como um produto da Ciência da Informação pretende-se, com este artigo, a partir de uma pesquisa bibliográfica e descritiva, analisar a produção científica sobre ischools, em buscas realizadas em bibliotecas e repositórios digitais de 18 instituições acadêmicas, em todas as regiões brasileiras, que possuem Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação em funcionamento. Os resultados apontaram que o assunto ainda é incipiente em estudos acadêmicos no Brasil, com representatividade em teses e dissertações no Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, da Universidade Federal de Minas Gerais, e em tipologias como livro, artigo, capítulo de livro e trabalho de evento da Universidade de São Paulo.
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