PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE VISUALIZAÇÃO DE DADOS E INFORMAÇÕES
um breve panorama nacional e internacional
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11175255Palavras-chave:
Visualização de dados, Visualização de informações, Ciência da Informação, Produção acadêmicaResumo
Resumo: com o avanço da tecnologia da informação e comunicação o fenômeno do big data, com um extenso volume de dados e informações de diversas origens e formatos, o usuário fica imerso em um grande volume de informações, dentre as quais, muitas podem ser irrelevantes ou de difícil compreensão. Com isso, a visualização dos dados e informações é uma temática necessária e relevante no contexto da Ciência da Informação. Objetivo: obter um breve panorama da produção acadêmica sobre a temática visualização de dados e informações. Metodologia: foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura nas bases SciELO e Scopus considerando as publicações dos últimos 10 anos (2014-2023), que selecionou 36 documentos para um breve mapeamento e análise quantitativa. Resultados: foram identificadas publicações de vários países como: Estados Unidos, Brasil, China e Alemanha. Da amostra mapeada, o ano com a maior frequência de publicação foi 2023, o local mais frequente foi os Estados Unidos e a área com o maior número de estudos foi a Ciência da Computação. Conclusões: conclui-se que as pesquisas têm se expandido significativamente nos últimos anos, refletindo o interesse crescente e a importância atribuída à visualização de dados e informações, porém ainda há poucos estudos na Ciência da Informação.
Downloads
Referências
CARD, S. K. et al. Readings in Information Visualization: Using Vision to Think. Morgan Kaufmann Series in Interactive Technologies, Academic Press, 1999. 5 p.
DIAS, M. P.; CARVALHO, J. O. F. de. A visualização da informação e a sua contribuição para a ciência da informação. 2007. 126 f Mestrado em Ciência da Informação, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Rio de Janeiro, 2017.
FREITAS, C. M. D. S. et al. Introdução à visualização de informações. Revista de Informática Teórica e Aplicada, 2001. Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/19398. Acesso em: 30 mar. 2024.
FRIENDLY, M. A brief history of data visualization. In: CHEN, C.; HARDLE, W.; UNWIN, A. Handbook of data visualization. Heidelberg: Springer-Verlag, 2006
LAKATOS, E.M; MARCONI, M.A. Fundamentos metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
LE COADIC, Y. F. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1996.
MENEZES, D. A. T. de. Visualização de dados como suporte ao design instrucional. 2017. 167 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017.
RODRIGUES, A. A. DIAS, G. A. Estudos sobre visualização de dados científicos no contexto da Data Science e do Big Data. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB), V. 12 N. 1, 2017. Disponível em: https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/34774/ Acesso em: 29 mar. 2024
SAVITRAZ, J.D. Uma Abordagem de Integração e Exploração visual de Dados Educacionais na Plataforma Web-PIDE. 2010. 87 f. Mestrado em Ciência da Computação – Faculdade de Computação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul. 2010.
SETZER, V. W. Dado, informação, conhecimento e competência. DataGramaZero, v. 0, n. 0, 1999. Disponível em https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/dado-info.html. Acesso em: 29 mar. 2024.
WARD, M.; GRINSTEIN, G.; KEIM, D. Interactive data visualization: foundations, techniques, and applications. Florida: CRC, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.