APORTES METODOLÓGICOS PARA A PROPOSIÇÃO DE MODELOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

um panorama na BDTD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11227039

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Pesquisa científica brasileira, Modelos de gestão do conhecimento, Técnicas de pesquisa

Resumo

Resumo: os modelos de Gestão do Conhecimento (GC) definem e detalham os processos de mudanças e melhoramentos da organização a partir dos conhecimentos acumulados e compartilhados. A proposição de modelos de GC deve considerar a fundamentação teórica da área e aportes metodológicos para manter o rigor científico e garantir sua reprodutibilidade. Objetivo: investigar as técnicas associadas aos modelos de GC propostos na produção acadêmica do Brasil na última década. Metodologia: revisão de literatura na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), nos últimos 10 anos (2014-2023), realizada entre janeiro e março de 2024. Resultados: a amostra foi composta por 12 dissertações e teses, cada uma propondo um modelo de GC específico, de modo que, no total, foram identificadas pelo menos sete técnicas, sendo as mais recorrentes a pesquisa bibliográfica e a triangulação. Conclusões: este trabalho permitiu identificar modelos de GC e técnicas a eles associados, bem como listou os modelos propostos para GC na última década na literatura acadêmica brasileira. A investigação contribui para apoiar pesquisadores desta temática a terem um panorama dos caminhos que podem explorar em suas futuras investigações.

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Biografia do Autor

Elaine Martins Parreiras, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Gestão e Organização do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais (2009). Graduada em Engenharia de Alimentos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2006). Atua na Diretoria de Relações Internacionais da UFMG.

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) ECI/UFMG. Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pelo PPGGOC ECI UFMG. Atuou como Analista de Sistemas por 15 anos na área de Engenharia de Software. Interesse na área de Ciência da Informação e Sistemas de Informação, na linha de Gestão e Tecnologia, com destaque para: Recuperação de Informação, Representação e Organização da Informação e do Conhecimento, Interoperabilidade, Acesso, Uso e Reúso de Dados Governamentais Abertos, Governança de dados.

Referências

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Parreiras, E. M., & Nascimento Silva, P. (2024). APORTES METODOLÓGICOS PARA A PROPOSIÇÃO DE MODELOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: um panorama na BDTD. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 5(5). https://doi.org/10.5281/zenodo.11227039

Edição

Seção

Gestão em Unidades de Informação

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