CHATBOTS NO BRASIL
panorama da produção acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11175338Palavras-chave:
Chatbot, Recuperação da Informação, Sistemas de informação, Ciência da InformaçãoResumo
Resumo: chatbot é um programa de computador ou software que interage com usuários usando linguagem natural. Eles utilizam diferentes técnicas de automatização na conversa de forma mais natural e troca de informações entre seres humanos. No contexto da Ciência da Informação, os chatbots estão inseridos nas temáticas que envolvem a representação, organização e recuperação de informação. Objetivo: investigar na literatura acadêmica estudos sobre chatbots no contexto brasileiro. Metodologia:o estudo se caracteriza como pesquisa exploratória e descritiva que realizou uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scopus, Web of Science e BRAPCI realizada entre fevereiro e março de 2024 mapeando os estudos por ano, área e objetivo. Resultados: foi observado que o ano com o maior número de publicações foi 2021, a área com a maior concentração de estudos foi a Saúde e quanto aos objetivos se destacam o atendimento ao cliente, automatização operacional e redução de custos. Conclusões: os chatbots estão se consolidando como ferramentas fundamentais na comunicação com o usuário, oferecendo atendimentos mais personalizados, soluções eficientes e automação de processos em diversos setores da sociedade, contudo é urgente que essas ferramentas estejam em consonância com as técnicas e fundamentos da Ciência da Informação, motivo que justifica este estudo e identifica lacunas para novas investigações e aplicações dos chatbots.
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