CHATBOTS NO BRASIL

panorama da produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11175338

Palavras-chave:

Chatbot, Recuperação da Informação, Sistemas de informação, Ciência da Informação

Resumo

Resumo: chatbot é um programa de computador ou software que interage com usuários usando linguagem natural. Eles utilizam diferentes técnicas de automatização na conversa de forma mais natural e troca de informações entre seres humanos. No contexto da Ciência da Informação, os chatbots estão inseridos nas temáticas que envolvem a representação, organização e recuperação de informação. Objetivo: investigar na literatura acadêmica estudos sobre chatbots no contexto brasileiro. Metodologia:o estudo se caracteriza como pesquisa exploratória e descritiva que realizou uma pesquisa  bibliográfica nas bases de dados Scopus, Web of Science e BRAPCI realizada entre fevereiro e março de 2024 mapeando os estudos por ano, área e objetivo. Resultados: foi observado que o ano com o maior número de publicações foi 2021, a área com a maior concentração de estudos foi a Saúde e quanto aos objetivos se destacam o atendimento ao cliente, automatização operacional e redução de custos. Conclusões: os chatbots estão se consolidando como ferramentas fundamentais na comunicação com o usuário, oferecendo atendimentos mais personalizados, soluções eficientes e automação de processos em diversos setores da sociedade, contudo é urgente que essas ferramentas estejam em consonância com as técnicas e fundamentos da Ciência da Informação, motivo que justifica este estudo e identifica lacunas para novas investigações e aplicações dos chatbots. 

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Biografia do Autor

Jordana Rabelo, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (2003). Atualmente é bibliotecária-documentalista da Universidade Federal de Minas Gerais e bibliotecária-documentalista da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação

Patícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) ECI/UFMG. Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pelo PPGGOC ECI UFMG. Atuou como Analista de Sistemas por 15 anos na área de Engenharia de Software. Interesse na área de Ciência da Informação e Sistemas de Informação, na linha de Gestão e Tecnologia, com destaque para: Recuperação de Informação, Representação e Organização da Informação e do Conhecimento, Interoperabilidade, Acesso, Uso e Reúso de Dados Governamentais Abertos, Governança de dados.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Soares, J. R., & Nascimento Silva, P. (2024). CHATBOTS NO BRASIL: panorama da produção acadêmica. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 5(5). https://doi.org/10.5281/zenodo.11175338

Edição

Seção

Organização e Representação da Informação e do Conhecimento

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