Revistas científicas de direito e as mídias
da presença ao desempenho
Palavras-chave:
Periódicos científicos, Direito, Comunicação científica, Divulgação científica, Mídias sociaisResumo
Este estudo propôs investigar como as revistas acadêmicas da área do direito têm se apropriado das mídias sociais para a ampliação da divulgação da produção acadêmica e científica desse campo. Trata-se de um estudo exploratóriouma abordagem qualitativa e quantitativa (quali-quanti) que busca compreender os fenômenos a partir da tradução dos dados obtidos de forma pesquisa descritiva. A pesquisa considerou periódicos científicos do Direito com estrato CAPES Qualis A1 e mapeou a presença e desempenho destes nas mídias sociais. Foram identificadas 127 publicações Qualis A1 na Plataforma Sucupira, sendo 97 brasileiras, e destas apenas 28,8% possuíam contas nas mídias sociais. O Facebook foi a mídia com mais presença de perfis (50%), sendo a única considerada para as análises que apontaram um baixo desempenho das revistas nos indicadores de visibilidade, influência, engajamento e conversão. Considera-se que nos últimos anos, houve umretrocesso na utilização desses espaços virtuais para a comunicação e divulgaçãocientífica, o que revela a ausência de estratégias mais eficientes e,consequentemente, a não materialização do efeito de popularização esperado.
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