INDICADORES ALTMÉTRICOS DA PRODUÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO/UFMG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11249356

Palavras-chave:

comunicação científica, marketing científico digital, altmetria, Escola de Ciência da Informação

Resumo

Resumo: a altmetria permite analisar a visibilidade, a atenção online e o impacto social de pesquisas científicas mencionadas em fontes da Web Social. Tais impactos podem ser maximizados por estratégias de marketing científico digital, que auxiliam os pesquisadores, autores e instituições na disseminação de suas produções de maneira eficiente. Tem-se, assim, a necessidade de novas pesquisas que aliam as práticas da comunicação científica com estratégias de marketing científico digital, possível por meio dos indicadores altmétricos. Objetivo: compreender o desempenho da produção científica dos docentes dos Programas de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais nas fontes da Web Social por meio de análises dos indicadores altmétricos. Metodologia: estudo de natureza quali-quantitativa com técnicas altmétricas. Utiliza-se a Dimensions para a coleta dos artigos e o Altmetric.com para os dados altmétricos. Consideraram-se os indicadores de quantidade de menções, fontes da Web Social, Pontuação de Atenção Altmétrica e perfis dos usuários. Resultados: os 121 artigos rastreados obtiveram 720 menções nas fontes da Web Social, sendo a rede social X a mais utilizada para a comunicação da produção científica. Quanto aos perfis de usuários que disseminaram os artigos, apenas um docente utilizou como forma de marketing científico digital, enquanto o público geral e perfis de periódicos científicos obtiveram maior destaque. Conclusões: a produção científica dos docentes mostrou-se com pouca presença online, sendo pouco engajada nas mídias sociais, o que pode impactar na visibilidade dos autores e dos programas.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Gontijo, M. C. A., & Araújo, R. F. de . (2024). INDICADORES ALTMÉTRICOS DA PRODUÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO/UFMG. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 5(5). https://doi.org/10.5281/zenodo.11249356

Edição

Seção

Experiência do Usuário e Comunicação Científica

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