INDICADORES ALTMÉTRICOS DA PRODUÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO/UFMG
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11249356Palavras-chave:
comunicação científica, marketing científico digital, altmetria, Escola de Ciência da InformaçãoResumo
Resumo: a altmetria permite analisar a visibilidade, a atenção online e o impacto social de pesquisas científicas mencionadas em fontes da Web Social. Tais impactos podem ser maximizados por estratégias de marketing científico digital, que auxiliam os pesquisadores, autores e instituições na disseminação de suas produções de maneira eficiente. Tem-se, assim, a necessidade de novas pesquisas que aliam as práticas da comunicação científica com estratégias de marketing científico digital, possível por meio dos indicadores altmétricos. Objetivo: compreender o desempenho da produção científica dos docentes dos Programas de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais nas fontes da Web Social por meio de análises dos indicadores altmétricos. Metodologia: estudo de natureza quali-quantitativa com técnicas altmétricas. Utiliza-se a Dimensions para a coleta dos artigos e o Altmetric.com para os dados altmétricos. Consideraram-se os indicadores de quantidade de menções, fontes da Web Social, Pontuação de Atenção Altmétrica e perfis dos usuários. Resultados: os 121 artigos rastreados obtiveram 720 menções nas fontes da Web Social, sendo a rede social X a mais utilizada para a comunicação da produção científica. Quanto aos perfis de usuários que disseminaram os artigos, apenas um docente utilizou como forma de marketing científico digital, enquanto o público geral e perfis de periódicos científicos obtiveram maior destaque. Conclusões: a produção científica dos docentes mostrou-se com pouca presença online, sendo pouco engajada nas mídias sociais, o que pode impactar na visibilidade dos autores e dos programas.
Downloads
Referências
ADIE, E.; ROE, W. Altmetric: enriching scholarly content with article‐level discussion and metrics. Learned Publishing, [s. l.], v. 26, n. 1, p. 11-17, jan. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1087/20130103. Acesso em: 20 fev. 2024.
ALMEIDA, R. B. F. de. Proposição de estratégias de marketing digital para pesquisadores utilizarem as redes sociais como forma de divulgação científica. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
ALONSO-ARÉVALO, J.; LOPES, C.; ANTUNES, M. da L. Literacia da informação: da identidade digital à visibilidade científica. In: LOPES, C.; SANCHES, T; ANDRADE; I.; ANTUNES M. da L.; ALONSO-ARÉVALO, J. (Org.). Literacia da informação em contexto universitário. Lisboa: ISPA; 2016. p. 109-52.
ARAÚJO, P. C. de; NOBRE, R. de S.; FREITAS, M. C. D. Ações de marketing científico digital das revistas vinculadas aos programas de pós-graduação em Ciência da Informação, e em Gestão da Informação, no Brasil. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 5, n. dossiê, p. 1-26, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33467/conci.v5i.16881. Acesso em: 23 mar. 2024.
ARAÚJO, R. F. de. Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspectivas em Ciência da Informação, [s. l.], v. 20, n. 3, p. 67-84, jul./set. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23008. Acesso em: 20 fev. 2024.
ARAÚJO, R. F. et al. Marketing científico digital e práticas de comunicação e divulgação de portais de periódicos: notas de uma primeira incursão. In: SILVEIRA, L. da; SILVA, F. C. C. da (org.). Gestão Editorial de Periódicos Científicos: tendências e boas práticas. Florianópolis: BU Publicações/UFSC: Edições do Bosque/UFSC, 2020. p. 197-222.
ARAÚJO, R. F. de; FURNIVAL, A. C. M. Comunicação científica e atenção online: em busca de colégios virtuais que sustentam métricas alternativas. Informação & Informação, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 68-89, dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n2p68. Acesso em: 20 fev. 2024.
BOMFÁ, C. R. J.; FREITAS, M. C. D.; SILVA, L.J. O. L. da; BORNIA, A. C. Marketing científico electrônico: um novo conceito voltado para periódicos electrônicos. Estudos em Comunicação, [s. l.], n. 5, p. 193-215, maio 2009. Disponível em: https://www.ec.ubi.pt/ec/05/pdf/10-bomfa-marketing.pdf. Acesso em: 15 fev. 2024.
CÓRDULA, F. R; ARAÚJO, W. J. de; SILVA, A. K. da. Análise de correlação entre as IES brasileiras e a participação de sua comunidade acadêmica em redes sociais científicas: o caso da ResearchGate. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 10, n. 1, p. 201-218, mar./ago. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i1p201-218. Acesso em: 20 fev. 2024.
COSTA, L. F. et al. O uso de mídias sociais por revistas científicas da área da Ciência da Informação para ações de marketing digital. Revista ACB, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 338-358, 2016. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1159. Acesso em: 23 mar. 2024.
COSTAS, R.; ZAHEDI, Z.; WOUTERS, P. Do “Altmetrics“ Correlate With Citations? Extensive comparison of altmetric indicators with citations from a multidisciplinary perspective. Journal of the Association for Information Science and Technology, [s. l.], v. 66, n. 1, p. 2003-2019, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.1401.4321. Acesso em: 20 fev. 2024.
DIGITAL SCIENCE & RESEARCH SOLUTIONS. The donut and Altmetric Attention Score. 2023. Disponível em: https://www.altmetric.com/about-our-data/the-donut-and-score/. Acesso em: 20 março 2024.
FREITAS, J. L. de; ROSAS, F. S.; MIGUEL, S. E. Estudos métricos da informação em periódicos do portal scielo: visibilidade e impacto na scopus e web of science. Palabra Clave, Argentina, v. 6, n. 2, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.24215/PCe021. Acesso em: 21 fev. 2024.
GULKA, J. A.; LUCAS, E. R. de O. Proposta de coleta de dados para análise de presença digital: o caso do Portal de Periódicos UFSC. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 17., 2016, Salvador. Anais [...]. Salvador: PPGCI,UFBA, 2016. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2016/enancib2016/paper/view/3898. Acesso em: 20 fev. 2024.
HAUSTEIN, S. et al. Tweeting Biomedicine: An Analysis of Tweets and Citations in Biomedical Literature. Journal of the Association for Information Science and Technology, [s. l.], v. 65, n. 4, p. 656-669, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.1308.1838. Acesso em: 20 fev. 2024.
MARICATO, J. de M.; MARTINS, D. L. Altmetria: complexidades, desafios e novas formas de mensuração e compreensão da comunicação científica na web social. Biblios: Journal of Librarianship and Information Science, [s. l.], n. 68, p. 48-68, jan. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5195/biblios.2017.358. Acesso em: 22 fev. 2024.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 1999. 268 p.
PETERS, I.; KRAKER, P.; LEX, E.; GUMPENBERGER, C.; GORRAIZ, J. Research data explored: an extended analysis of citations and altmetrics. Scientometrics, [s. l.], v. 107, p. 723-744, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-016-1887-4. Acesso em: 20 fev. 2024.
PRIEM, J.; TARABORELLI, D.; GROTH, P.; NEYLON, C. Altmetrics: a manifesto. 2010. Disponível em: http://altmetrics.org/manifesto/. Acesso em: 20 fev. 2024.
RAMOS, B. S.; SILVA, A. K. A.; FREIRE, G. H. de A. Análise das redes de relacionamento produzidas com a aplicação do marketing científico digital dos periódicos científicos da Ciência da Informação no Brasil. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [s. l.], v. 12, p. 1 - 15, abr. 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v12i0.86854. Acesso em: 23 mar. 2024.
SOUZA, I. V. P. de. Métricas da comunicação científica na Web Social: breve histórico da altmetria. In: ARAÚJO, R. F. de (Org.). Estudos métricos da informação na web: atores, ações e dispositivos informacionais. Maceió: EDUFAL, 2015. cap. 2, p. 37-54.
THELWALL, M.; WILSON, P. Mendeley readership altmetrics for medical articles: An analysis of 45 fields. Journal of the Association for Information Science and Technology, [s. l.], v. 67, p. 1962-1972. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1002/asi.23501. Acesso em: 27 fev. 2024.
TREVISAN, G. L.; MONTEIRO, S. D.; VIDOTTI, S. A. B. G. As implicações do marketing científico digital e otimização de conteúdos para mecanismos de busca acadêmico. In: Workshop de Informação, Dados e Tecnologia - WIDaT, 6., 2023, Brasília. Anais [...]. Brasília: WIDaT, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.22477/vi.widat.66. Acesso em: 23 mar. 2024.
VANTI, N. A. P.; SANZ-CASADO, E. Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 349-358, dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2318-08892016000300009. Acesso em: 20 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.