Editorial do III Fórum de Pesquisas Discentes PPGGOC / 2021

Autores

Resumo

O Fórum de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da UFMG (FORPED-PPGGOC) é um evento  que tem como objetivo divulgar as pesquisas discentes em desenvolvimento, bem como aquelas já finalizadas. O FORPED tem se consolidado  como um fórum de compartilhamento das pesquisas em desenvolvimento no PPGGOC que oportuniza a reflexão, a criação de redes de relacionamentos e a contribuição de professores e pesquisadores externos ao Programa, trazendo novos olhares para as pesquisas em andamento.

Em conformidade com o momento que o mundo está vivendo desde 2020, com a pandemia da Covid-19 a gestão da informação e do conhecimento em momentos de crise foi a temática escolhida para a realização do evento. Esses tempos  têm nos mostrado a importância do uso das informações e do conhecimento, demandados nos mais setores da sociedade para administrar os momentos de crise de toda natureza  que a humanidade  vem enfrentando. Ao mesmo tempo nos permite refletir e constatar a importância do conhecimento científico, da informação de qualidade para trazer soluções  à crise deflagrada.no mundo. Estes pontos estão presentes no editorial no  site do evento “ pretende-se, nesta edição, propor reflexões acerca do valor que a gestão da informação e do conhecimento assume para o desenvolvimento das pesquisas científicas em momentos que a sociedade demanda pelo uso efetivo de recursos de informação para gerar novos conhecimentos e disponibilizar informação confiável para aplicação e retorno às demandas sociais” (FORPED, 2021, online).

Como mencionado anteriormente, a  terceira edição do FORPED se fortaleceu como evento discente, foi realizada em plena pandemia de SARS Covid-19,  e por esse motivo todas as sessões foram realizadas  de forma totalmente online. Este número especial da Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação apresenta um total de 34 trabalhos. Importante destacar que esses artigos foram avaliados “...às cegas, por, pelo menos, dois pareceristas pertencentes ao corpo docente dos programas do Brasil e do exterior.” (FORPED, 2021, online). 

O terceiro FORPED foi organizado em nove sessões, reunidas em três tardes de apresentação dos trabalhos. A primeira temática apresentada abordou a  Gestão do Conhecimento. Renato Pires Moreira e Marcello Peixoto Bax investigam se  as quatro formas de conversão do conhecimento apontadas por Nonaka; Takeuchi, ocorre de forma satisfatória entre os gestores e analistas de inteligência que atuam nas agências de inteligência do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública de Minas Gerais. Rafael de Carvalho Mendes e Max de Mattos apresentam os resultados de uma investigação inicial de natureza teórico-conceitual relacionados à proposta de uma metodologia para a integração entre a Gestão do Conhecimento (GC) e a WorldClass Manufacturing (WCM). O artigo de  Rômulo Teixeira e Ricardo Barbosa se baseou na análise de artigos científicos selecionados da base SCOPUS a partir de uma revisão sistemática da literatura identificando as vantagens e desvantagens do teletrabalho e do papel da Gestão do Conhecimento como possível solução para o registro, a disseminação e o compartilhamento do conhecimento produzido pelas organizações.  Por último, Jordânia Viana, Elisângela Aganette e Benildes Maculan discutem a metodologia para construção de taxonomias corporativas facetadas em ambientes corporativos. 

A sessão que abordou a temática Gestão de Documentos e Informações é formada por quatro artigos. O primeiro intitulado “Rumo a um Modelo de Gestão da Informação para Sistemas de Gestão de Segurança da Informação”, de autoria de Rafael Nonato e Elisângela Aganette investiga como os modelos de Gestão da Informação podem contribuir para minimizar riscos, ameaças e vulnerabilidades relativos aos Sistemas de Gestão de Segurança da Informação em processos de contratação de bens e serviços nas organizações. A ideia deste estudo é propor um modelo de Gestão da Informação que possibilite atenuar problemas relativos à disponibilidade da informação em Sistemas de Gestão de Segurança da Informação a partir de uma definição, atual e consensual, elaborada à luz da literatura consultada, para o conceito de Gestão da Informação. O segundo artigo “Metodologias de Gestão Documental: estudo sobre sua Implementação em Instituições de Ensino Superior” de Rosaria dos Santos e Elisângela Aganette  tem como objetivo verificar a existência de metodologias para gestão documental em instituições brasileiras de ensino superior. Outra abordagem para a temática foca na gestão da informação aplicada ao patrimônio. Trata-se do artigo gestão da informação em perímetro de entorno de bens tombados  de autoria de Kelly Dutra  e Renata Porto com o objetivo de elaborar um protótipo de busca e recuperação das informações sobre as diretrizes do perímetro de entorno. O último artigo desta sessão “Gestão de Documentos Arquivísticos: Diagnóstico Situacional em Escolas Estaduais de Minas Gerais” de Josias de Araújo e Elisângela Aganette. O estudo tem como objetivo, apresentar um extrato do diagnóstico situacional realizado no Departamento de Pessoal das Escolas Estaduais de Minas Gerais com vistas a verificar a situação da gestão dos documentos. 

A temática da sessão Gestão de Processos e Fluxos Informacionais está retratada em quatro artigos. O primeiro intitulado Proposição de uma Matriz Categorial Temática para a Descrição de Aplicações da Metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras”, de autoria de Raíssa Hamanaka e Elisângela Aganette. O artigo é parte da pesquisa decorrente do projeto de extensão da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, intitulado BPM Acadêmico. O objetivo do estudo é identificar e propor uma matriz categorial temática para projetos BPM, implementados em IES públicas brasileiras. O segundo artigo “DRIF: Notação para Representação Diagramática de Fluxo de Informação e Comportamento Informacional em Processos Organizacionais”  de Wilimar Ruas e Marcello Bax aborda o fluxo de informação nas organizações e tem como objetivo propor uma notação, denominada de DRIF, para representar o fluxo de informação enriquecido por considerações de comportamento informacional em processos organizacionais. O artigo “BPM Acadêmico: Metodologia de Modelagem de Processos” de  Mariana Carvalho, Elisângela Aganette   e Benildes Maculan apresenta a formalização da metodologia BPM Acadêmico ECI/UFMG, para possibilitar sua aplicação em outras instituições. O último artigo desta sessão, intitulado “Mapeamento do Fluxo das Informações entre Sistemas para Suporte na Gestão de Projetos”  de Rodrigo Baracho, Renata Porto e  Max de Mattos analisa a interoperabilidade entre sistemas usados na Gestão de Projetos, principalmente em relação às informações necessárias à sua gestão. 

Os artigos da sessão Representação do Conhecimento revelam pesquisas com temáticas das duas dimensões da Organização: a temática e a descritiva.  O artigo “Aporte da Linguística no Mapeamento dos Sentidos dos Verbos Em Tesauros”  de Flávia Nunes, Benildes Maculan  e Maurício Almeida busca contribuir no entendimento da compreensão sobre a valência semântica dos verbos a partir da análise da Teoria da Valência Verbal e a da Estrutura Qualia,  O artigo de Gabriela Caetano e Carlos Henrique Almeida tem como título Sistemas de Organização do Conhecimento para o Domínio do Conhecimento de Geociências: em Busca das Categorias para a Pesquisa Mineral”. Esse artigo tem como objetivo identificar os padrões e o estado da arte dos SOCs para a área de Geociências, bem como reunir as variações de representação da área de Pesquisa Mineral destes SOCs. Do ponto de vista da representação descritiva, destaca-se o artigo “Preparação para Implementação do RDA: Percepção dos Catalogadores da Universidade Federal de Minas Gerais”    de Paulo Holanda e Cíntia Lourenço com o objetivo de apontar algumas das principais estratégias internacionais de implementação do RDA, iniciadas e adotadas, por outros países; averiguar a conscientização e o conhecimento dos catalogadores diante de tópicos relacionados à implementação do RDA; bem como, apontar os pontos fortes e fracos destas percepções. O último artigo desta sessão, intitulado “Fluxo Temporal de Termos Relevantes:  uma Análise em Teses da UFMG de 2007 a 2018 nas Ciências Humanas” tem como autores  Luiz Mesquita,  Renato Souza e  Célia da Consolação Dias. O objetivo da pesquisa foi analisar se há uma variação temporal característica da distribuição de valores de termos relevantes ao longo do tempo da produção de textos que possa contribuir como um critério para o processo de sua indexação automática. Para este estudo foram analisadas as teses de doutorado de sete Programas de Pós-graduação da área de Ciências Humanas da UFMG. 

Na sessão Arquitetura da Informação, o artigo “Estudo de Usabilidade do Repositório Institucional da UFMG em Dispositivos Móveis” de autoria de Karine Drumond  e  Célia da Consolação Dias tem como objetivo avaliar os aspectos da usabilidade e da experiência dos usuários do Repositório Institucional da UFMG, considerando o uso em dois dispositivos: o computador e o smartphone. Outro artigo que abordou a temática usabilidade, de autoria de Vladimir Rocha,   Ricardo Barbosa e Elisângela Aganette, intitulado “Usabilidade: um Estudo de Prática da Arquitetura da Informação em Website”, tem como objetivo  analisar a usabilidade do website de gestão administrativa de projetos de uma empresa, a partir da observação do usuário durante a navegação e execução de suas tarefas. O último artigo desta sessão, tem como título  “Arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais”  de Rodrigo Santos e Elisângela Aganette e apresenta a proposição do arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais (PPND), tendo como escopo o processo de emissão de diplomas digitais em uma IES pública, baseado nas Portarias 330, 1.095 e 554 do MEC. 

A sessão Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação é composta por cinco artigos. O primeiro “A produção Científica sobre Ischools em Bibliotecas e Repositórios Digitais de Instituições Associadas a Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil” de autoria de  Leandro Borges e Marlene Oliveira apresenta uma pesquisa bibliográfica e descritiva que pretende analisar a produção científica sobre ischools em todas as regiões brasileiras, que possuem Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação em funcionamento. O artigo “Contribuições da Ciência da Informação para a Melhoria da Qualidade da Produção Científica” de Yluska Assunção e Max de Mattos traz uma reflexão sobre o papel da Ciência da Informação na melhoria da qualidade da produção científica no contexto de formação de pesquisadores no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental utilizando a legislação vigente aplicável e uma pesquisa bibliográfica relacionada ao tema. O artigo “Comunicação Científica Rápida em Tempos de Pandemia: a Atenção Online de Preprints sobre Covid-19” de Eduardo Rocha e Ronaldo de Araújo tem como objetivo analisar a atenção online recebida pelos preprints sobre Covid-19 compartilhados no Twitter entre os anos de 2020 a setembro de 2021. O artigo “Redes de Coocorrência de Palavras-chave: Teses e Dissertações na Ciência da Informação”  de autoria de Francis Marques, Yuri Marques e Benildes Maculan  busca a descoberta de padrões de coocorrência de palavras-chave nas dissertações e teses do domínio da Ciência da Informação brasileira, utilizando técnicas de inteligência artificial aplicadas aos dados abertos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O artigo “Representação De Imagens Científicas para a Divulgação Científicade autoria AdrianaTorres, Benildes Maculan e Leonardo Chalub discute a representação de imagens científicas, focando sua análise na divulgação científica, no contexto da democratização do conhecimento gerado nas universidades. Essa questão evidencia o problema que se refere ao desafio para governantes e comunidade científica em tornar o conteúdo e resultados das investigações compreensíveis ao público não especialista.  

O primeiro artigo da sessão Gestão de Unidades de Informação “Dimensões e abordagens de uma (nova?) Gestão de Unidades de Informação e Cultura (UICS): reflexões preliminares” de Larissa Dutra, Frederico Pereira e Anna Carolina Dias, tem como objetivo identificar quais são as principais dimensões relacionadas à gestão de Unidades de Informação e Cultura, considerando o ‘estado da arte’ das abordagens teórico-conceituais sobre o tema. O segundo artigo “Elementos que Fundamentam o Serviço de Referência a partir das Leis da Biblioteconomia” de autoria de Jorge Santa Anna, Célia da Consolação Dias e Benildes Maculan. O artigo apresenta as correlações entre o Serviço de Referência e as Leis da Biblioteconomia. O último artigo intitulado “Bibliotecas das Universidades Federais da Região Sudeste: Análise de Gestão Orçamentária e de Serviços” tem como autores Antônio Afonso Pereira Júnior e Marlene Oliveira e analisa as bibliotecas universitárias das universidades federais brasileiras da região sudeste quanto aos recursos orçamentários e tecnológicos para desenvolver serviços e produtos para comunidade acadêmica.

O primeiro artigo da Sessão Equipamentos Culturais e Competência Informacional com o título de “Pensar o Museu como uma Comunidade de Prática: Ambiente de aprendizagem Organizacional Coletiva e Continuada para os Profissionais” é de autoria de Cláudia Vilhena e Célia da Consolação Dias  tem como objetivo analisar possíveis conexões entre a comunidade de prática e o exercício das ações museológicas executadas pelos profissionais de museus. O artigo “Metadados para Acervos Culturais” de  Juliana Barroso e Célia da Consolação Dias  investiga os padrões de metadados orientados à estruturação, descrição, gestão e preservação de acervos culturais. Segundo as autoras existem diversos modelos de metadados criados por comunidades das áreas arquivística, bibliográfica e museológica disponíveis na atualidade, grande parte dos quais com acesso livre, mas que ainda não têm seu uso difundido no Brasil. O último artigo desta sessão “Perspectivas da Agenda 2030 para as Bibliotecas Públicas” de autoria de César Moreira, Dalgiza Andrade e Marília Paiva tem como objetivo discutir o papel social das bibliotecas públicas e suas contribuições para a implementação de serviços de informação orientados à Agenda 2030, tendo como base a metodologia de revisão narrativa. 

A última Sessão nomeada de Gestão de Dados registra o artigo “Avaliação do EDM para o enriquecimento semântico de objetos” de autoria de Claudiane Nazario  e  Célia da Consolação Dias com o objetivo avaliar as contribuições do EDM para o enriquecimento semântico de objetos publicados na WEB através do Linked Data. Para atingir este objetivo foi criada uma Matriz de Técnicas e Recursos para o Enriquecimento Semântico de objetos (TRESO), desenvolvida durante a pesquisa de mestrado. O artigo “Aspectos da Dimensão dos ‘Dados’ na Transformação Digital” de Bruna de Oliveira e Frederico Pereira tem como  objetivo apresentar e analisar as características do domínio dos ‘Dados’ na transformação digital. No artigo “Preservação Digital: Proposta de Diretrizes para a Gestão de Dados de Pesquisa” de Viviane Barrozo e Carlos Henrique Almeida pretende-se elaborar um diagnóstico do estágio em que a UFMG encontra-se quanto à gestão de dados científicos, a conformidade às atividades e processos de curadoria digital e elucidar as diretrizes para a constituição de uma política de preservação digital. E, o último artigo intitulado “Modelo de Negócios Plataforma: Dimensões e Tendências” de autoria de Alson de Deus e Frederico Pereira tem como  objetivo apresentar e analisar as características das organizações cujo modelo de negócio se caracteriza como do “tipo plataforma”.

Nesta plataforma estão os resumos dos artigos apresentados no III Forped PPGGOC 2021.  Os textos completos estão disponíveis em número especial da Revista Múltiplos Olhares, apresentando parte das pesquisas desenvolvidas nos cursos de mestrado e de doutorado do PPGGOC. Convido os leitores a  conhecerem este número especial e as pesquisas realizadas no âmbito da CI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Dias, C. da C. . (2021). Editorial do III Fórum de Pesquisas Discentes PPGGOC / 2021. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 3(3). Recuperado de https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/60

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)