Estudo de usabilidade do Repositório Institucional da UFMG em dispositivos móveis

Autores

  • Karine Coutinho Drumond Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil
  • Célia da Consolação Dias Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil https://orcid.org/0000-0003-0891-6454

Palavras-chave:

Sistema de Recuperação de Informação, Usabilidade, Dispositivos móveis, Experiência do usuário, Repositório intitucional - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Muitos estudos tratam da usabilidade de bibliotecas e repositórios digitais, mas ainda são poucos os que abordam o acesso móvel ou que consideram a interação e experiência do usuário em múltiplos dispositivos. O objetivo geral da pesquisa é avaliar os aspectos da usabilidade e da experiência dos usuários do Repositório Institucional da UFMG, considerando o uso em dois dispositivos: o computador e o smartphone.  A pesquisa se caracteriza por ser do tipo estudo de caso, de natureza aplicada e com abordagem qualitativa em relação à análise do problema. O ambiente de realização deste estudo é o Repositório Institucional da UFMG. O projeto contempla três procedimentos metodológicos: (1) revisão sistemática de literatura; (2) inspeção de interfaces do Repositório Institucional da UFMG; (3) e estudo empírico com usuários. A fundamentação conceitual teórica aborda as bibliotecas e repositórios digitais, a usabilidade, o design e a interação humano-computador, o comportamento de busca por informação em meios digitais e o uso de dispositivos móveis. Os resultados alcançados contemplam a identificação dos principais problemas de usabilidade do Repositório da UFMG, bem como a proposição de recomendações de melhorias e identificação de oportunidades futuras. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Drumond, K. C., & da Consolação Dias, C. (2021). Estudo de usabilidade do Repositório Institucional da UFMG em dispositivos móveis. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 3(3). Recuperado de https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/19