Elementos que fundamentam o serviço de referência a partir das leis da Biblioteconomia

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Palavras-chave:

Serviço de Referência, Fundamentos do Serviço de Referência, Leis da Biblioteconomia, Acesso à informação

Resumo

O Serviço de Referência constitui um dos fatores que mais contribui para o desenvolvimento das bibliotecas, sobretudo por estimular o acesso à informação. Mesmo com essa contribuição, a origem desse serviço é bastante remota, pois antecede a formulação dos princípios que fundamentam a Biblioteconomia Moderna. Portanto, questionam-se as correlações entre o Serviço de Referência e as Leis da Biblioteconomia, com o objetivo de identificar o que as leis mencionam sobre esse serviço. Mediante aplicação de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, os resultados revelaram aproximações entre os dois temas, cujos aspectos fundamentais do serviço são: a interação; o treinamento; a promoção do uso; o atendimento, equipe treinada e infraestrutura; e a integração. Pelas inferências, conclui-se que o Serviço de Referência e as leis são indissociáveis e se complementam mediante uma relação teórico-prática, ou seja, o serviço manifesta-se como o espelho das leis, ao oportunizar a execução do que elas mencionam.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Santa Anna, J., da Consolação Dias, C., & Coura Moreira dos Santos Maculan, B. (2021). Elementos que fundamentam o serviço de referência a partir das leis da Biblioteconomia. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 3(3). Recuperado de https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/35

Edição

Seção

Gestão de Arquivos e Unidades de Informação