A representação dos aspectos subjetivos e simbólicos de fotografias de arte sacra

Autores

Palavras-chave:

Representação da informação, Representação de imagens, Indexação de fotografia, Arte sacra, Patrimônio Histórico e Cultural

Resumo

A fotografia de arte sacra possui natureza documental, retratando dois tipos distintos de documento iconográfico: a fotografia e a obra retratada (referente ou trabalho representado). Esse tipo documental está no domínio das Artes e do Patrimônio Histórico e Cultural. A pesquisa, de natureza aplicada e descritiva, utilizou o método Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e buscou na literatura metodologia de representação de imagens que pudesse contemplar os aspectos considerados relevantes da fotografia de esculturas sacras. A fotografia de obras de arte constitui um instrumento de acesso à obra original, ainda que limitada, e de democratização da cultura aos diversos seguimentos. Para a representação desse tipo documental, é preciso considerar os aspectos intrínsecos (representação descritiva), os extrínsecos (representação temática), as questões visuais, as subjetivas e as simbólicas. Embora sejam bens tangíveis, as esculturas sacras também possuem valores intangíveis (valores históricos, estéticos e devocionais). Após a pesquisa bibliográfica, não foi recuperada qualquer metodologia que englobasse todos os aspectos considerados, mas as metodologias recuperadas forneceram insumos para a proposição de uma metodologia que considerou todos esses aspectos. Os aspectos interpretativos e simbólicos poderão ser retratados na metodologia proposta, em parte específica da representação temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUSTÍN LACRUZ, María Del Carmen. El análisis de contenido y la representación documental de las imágenes pictóricas: una investigación desarrollada sobre los retratos de Francisco de Goya. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2010, Marília. Anais… Marília: ENANCIB, 2010. p. 1-12.

ALVES, Mônica Carneiro; VALERIO, Sergio Apelian. Manual para indexação de documentos fotográficos. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Departamento de Processos Técnicos, 1998.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BLERY, Ginette. La mémoire photographique: étude de la classification des images et analyse de leur contenu à l’aide de l’informatique. Bulletin interphotothèque, Paris, n.41, p.9-34. Numéro spécial sur l’analyse de l’image fixe. 1981.

BURKE, Peter. Uma história social da mídia. Bauru: Educs, 2004.

BOCCATO, Vera Regina Casari; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Discutindo a análise documental de fotografias: uma síntese bibliográfica. Cadernos de Biblioteconomia, Arquivística e Documentação, Lisboa, v. 2, n.1, p. 84-100, 2006.

FERREIRA, Sarah Lorenzon; SANTOS, Marcelo dos. Acervos de imagens fotográficas de obras de arte: desafios para sua criação e manutenção. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18., 2014, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: Biblioteca Universitária, 2014.

MANINI, Miriam Paula. Análise documentária de fotografias: um referencial de leitura de imagens fotográficas para fins documentários. 2002. 231f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

MINAS GERAIS, Governo do Estado. Patrimônio recuperado. 2014. Catálogo.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1979.

SANTOS, Alessandra de Souza; AZEVEDO, Dúnya Pinto. A fotografia-documento e a importância de saberes especializados dos profissionais da informação para a memória. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 6, n. Especial, p.141-158, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62659.141-158. Acesso em: 19 maio 2023.

SHATFORD LAYNE, Sara. Analyzing the subject of a picture: a theoretical approach. Cataloging& Classification Quarterly, New York, v. 6, n. 3, p. 39-62, 1986.

TORRES, Adriana Aparecida Lemos. Metodologia para a representação de registro fotográfico de esculturas de arte sacra. 2019. 206f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento). Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Torres, A. A. L., & Maculan, B. C. M. dos S. . (2023). A representação dos aspectos subjetivos e simbólicos de fotografias de arte sacra. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 4(4), 1–11. Recuperado de https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/103

Edição

Seção

Organização e Representação da Informação e do Conhecimento

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)