A representação dos aspectos subjetivos e simbólicos de fotografias de arte sacra
Palavras-chave:
Representação da informação, Representação de imagens, Indexação de fotografia, Arte sacra, Patrimônio Histórico e CulturalResumo
A fotografia de arte sacra possui natureza documental, retratando dois tipos distintos de documento iconográfico: a fotografia e a obra retratada (referente ou trabalho representado). Esse tipo documental está no domínio das Artes e do Patrimônio Histórico e Cultural. A pesquisa, de natureza aplicada e descritiva, utilizou o método Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e buscou na literatura metodologia de representação de imagens que pudesse contemplar os aspectos considerados relevantes da fotografia de esculturas sacras. A fotografia de obras de arte constitui um instrumento de acesso à obra original, ainda que limitada, e de democratização da cultura aos diversos seguimentos. Para a representação desse tipo documental, é preciso considerar os aspectos intrínsecos (representação descritiva), os extrínsecos (representação temática), as questões visuais, as subjetivas e as simbólicas. Embora sejam bens tangíveis, as esculturas sacras também possuem valores intangíveis (valores históricos, estéticos e devocionais). Após a pesquisa bibliográfica, não foi recuperada qualquer metodologia que englobasse todos os aspectos considerados, mas as metodologias recuperadas forneceram insumos para a proposição de uma metodologia que considerou todos esses aspectos. Os aspectos interpretativos e simbólicos poderão ser retratados na metodologia proposta, em parte específica da representação temática.
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