CONFORMIDADE DOS DADOS ABERTOS GOVERNAMENTAIS COM OS PRINCÍPIOS FAIR

estudo do Portal dos Dados Abertos da Capes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11235759

Palavras-chave:

Dados Abertos Governamentais, Princípios FAIR, Capes, FairDataBR, Transparência

Resumo

Resumo: o Movimento de Dados Governamentais Abertos tem emergido como um pilar essencial para a transparência e democratização do acesso à informação pública brasileira. Dentre as diversas fontes disponíveis de dados públicos, há os dados de pesquisa disponibilizados pela Capes, que trata sobre dados dos PPGs. A literatura destaca que a má qualidade dos dados pode comprometer o seu reuso, sendo necessário que eles estejam alinhados aos princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable). Objetivo: este artigo investiga se o Portal de Dados Abertos da Capes atende aos princípios FAIR, avaliando a qualidade dos dados disponíveis. Metodologia: aplica uma metodologia prioritariamente qualitativa para avaliar a conformidade dos dados da Capes com os princípios FAIR, usando a ferramenta FairDataBR. Resultados: a avaliação do Portal da Capes mostrou forte aderência ao princípio Findable, indicando boa encontrabilidade dos dados. No entanto, identificou-se a necessidade de melhorias significativas na acessibilidade, interoperabilidade e reutilização dos dados, sugerindo a importância de aprimoramentos para um alinhamento mais completo com os princípios FAIR e as práticas de ciência aberta. Conclusões: o uso do FairDataBR para verificar a aderência do Portal de Dados Abertos da Capes aos princípios FAIR revela potencial para aprimoramentos, promovendo transparência e eficácia na gestão de dados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francis Bento Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008), especialização em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil(2015), Mestrado Profissional em Tecnologia, Ambiente e Sociedade pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(2018) e Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) da Escola de Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é técnico laboratório de informática da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunto no Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Renato Rocha Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor e Pesquisador da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas

Referências

BARKER, M. et al. Introducing the FAIR Principles for research software. Scientific Data, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 622, 2022.

BRASIL. Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016. Institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal. Diário Oficial da União. Brasília, DF, ano 195, n. 1, p. 21-22, 11 maio 2016.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

Marques, F. B. ., Maculan, B. C. M. dos S., & Souza, R. R. . (2024). CONFORMIDADE DOS DADOS ABERTOS GOVERNAMENTAIS COM OS PRINCÍPIOS FAIR: estudo do Portal dos Dados Abertos da Capes. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 5(5). https://doi.org/10.5281/zenodo.11235759

Edição

Seção

Gestão de Dados, Plataformas e Tecnologias

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)