MANUAL DE PROCEDIMENTOS NA GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11175287

Palavras-chave:

Gestão de Unidades da Informação, Manual de procedimentos, Processamento técnico

Resumo

Resumo: a gestão de unidades de informação envolve o gerenciamento de recursos (financeiro, humano e material), para garantir a manutenção e aprimoramento dessa infraestrutura, para atender às necessidades dos usuários. Neste artigo apresentam-se os resultados de uma revisão narrativa da literatura que analisa a produção técnico-científica sobre manuais de procedimentos como apoio às atividades no setor de  processamento técnico em unidades de informação, buscando evidenciar o panorama brasileiro sobre a temática. Com base em análises dos materiais selecionados para a revisão, foi possível perceber que os manuais de procedimentos são instrumentos efetivos para a gestão da qualidade das atividades desenvolvidas em unidades de informação, pois causam reflexos positivos em instâncias tais como no processo de indexação, catalogação e classificação. A despeito desse reflexo positivo, ainda são poucos os manuais de procedimentos formalmente desenvolvidos e disponibilidades em unidades de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Morais Brum, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Pesquisa na área de Gestão e Organização do Conhecimento, com interesse na Representação da Informação e do Conhecimento. Mestranda em Gestão e Organização do Conhecimento na Escola de Ciência da Informação ( PPGGOC) na Universidade Federal de Minas Gerais.

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Formada em Biblioteconomia pela ECI/UFMG. Professora Adjunto no Departamento de Organização e Tratamento da Informação (ECI/UFMG). Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC/ECI/UFMG). Integrante dos grupos de pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos, do RECRI - Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação e do grupo Humanidades Digitais do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Universidade de Coimbra, Portugal). Interesses na linha de pesquisa Arquitetura e Organização do Conhecimento: ênfase em questões teóricas e metodológicas de desenvolvimento de Sistemas de Organização do Conhecimento (sistemas de classificação, taxonomias, tesauros, glossários, mapas conceituais e redes semânticas); serviços informacionais (bibliotecas tradicionais, digitais, hipertextos, arquivos); integração de dados e compatibilidade de linguagens; segurança de dados e informação.

Referências

ALMEIDA, M. C. B. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2011. 144 p.

ARAÚJO, L. C. G. Organização e métodos. São Paulo: Atlas, 1989.

BARBALHO, C. R. S.; BERAQUET, V. S. M. Planejamento estratégico: para unidades de informação. São Paulo: Polis/Apb, 1995. 69 p.

CARNEIRO, M. V. Diretrizes para uma política de indexação. Revista Escola de Biblioteconomia, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 221-241, 1985.

CARNEIRO, T. F. Diretrizes para elaboração de uma política de indexação para acervos de centros de documentação e memória do teatro. 2022. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão e Organização do Conhecimento, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.

CHINELATO FILHO, J. O & M Integrado à informática. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

FERRARI, R. Writing narrative style literature reviews. Medical Writing, London, v. 24, n. 4, p. 230-235, 2015. https://doi.org/10.1179/2047480615Z.000000000329

FLORES, H. R. Política de catalogação para registro do título de obras [...]. In: Encontro internacional de catalogadores, 9, 2013. Anais [...] Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2013.

FUJITA, M. S. L.; RUBI, M. P. O ensino de procedimentos de política de indexação na perspectiva do conhecimento organizacional: uma proposta de programa para a educação à distância do bibliotecário. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 48-66, jan./abr. 200.

GIL-LEIVA, I.; RUBI, M. P.; FUJITA, M. S. L. Consistência na indexação em bibliotecas universitárias brasileiras. TransInformação, Campinas, v. 20, n. 3, p. 233-253, set./dez. 2008.

MACHADO, D. R. et al. A cada autor, seu nome. A cada nome, seu documento: política de controle de autoridades em ambiente de catalogação descentralizada e cooperativa. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE CATALOGADORES, 9, 2013. Anais [...] Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2013.

MACIEL, A. C.; MENDONÇA, M. A. R. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2006.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Cultura. Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. Cuiabá: BPEEM, 2023.

MILLER, H. Manuais e regulamentos. In: ______. Organizações e Métodos. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1962. p. 79- 83.

NONATO, R. S. Gestão da informação e sistemas de gestão de segurança da informação: modelo para a garantia de disponibilidade em processos de contratação. 2022. 304f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: PPGGOC/UFMG, 2022.

PEREIRA, Vanessa. Elaboração de um manual de procedimentos em biblioteca apoiada por mapeamento crítico de processos: o caso da biblioteca da fundação Certi. 2013. 97 f. TCC (Graduação) - Curso de Biblioteconomia, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

PEREL, Vicente L. Os Manuais. In: PEREL, Vicente L. et al. Teorias e Técnicas de Administração. Petrópolis: Vozes, 1973. p. 81-97.

POPPER, Rudolf. A elaboração de manuais na empresa. São Paulo: Pioneira, 1972.

RAMOS, P. A. B. A gestão na organização de unidades de informação. Ciência da Informação, [S.l.], v. 25, n. 1, 1996. DOI: 10.18225/ci.inf..v25i1.671

ROCHA, Luiz Oswaldo Leal da. Manuais. In: Organização e métodos: uma abordagem prática. 6.ed. São Paulo: Atlas, 1995. Cap. 11, p. 231-241.

RUBI, Milena Polsinelli., FUJITA, Mariângela Spotti Lopes., BOCCATO, Vera Regina Casari. Elaboração do manual de política de indexação na formação continuada do catalogador. In: GIL LEIVA, I.., FUJITA, M. S. L. (ed.). Política de indexação. São Paulo: Cultura Acadêmica, Marília: Oficina Universitária, 2012. p. 217-227.

SANTOS, Renata Ferreira et al. Rotinas ao alcance de todos: a criação do manual de processamento técnico na universidade federal de ouro preto (ufop). In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Febab, 2013. p. 1-11.

VIEIRA, A. P. F.; OLIVEIRA, L. P. de; CUNHA, T. M. Incursões sobre o tratamento temático da informação: estudo da política de indexação em bibliotecas universitárias goianas. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 28-49, jan./jun. 2017.

VOSGRAU, S. R. C. et al. Manual de catalogação do SBU/UNICAMP: uma ferramenta para gestão da qualidade da informação. In: seminário nacional de bibliotecas universitárias, 16, 2010. Anais [...] Rio de Janeiro: SIBI/UFRJ, 2010.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

Brum, L. M., & Maculan, B. C. M. dos S. . (2024). MANUAL DE PROCEDIMENTOS NA GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 5(5). https://doi.org/10.5281/zenodo.11175287

Edição

Seção

Gestão em Unidades de Informação

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)