O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12100958Palavras-chave:
Serviços de biblioteca, Inteligência Artificial, Serviço de ReferênciaResumo
Resumo: a Inteligência artificial (IA) surgiu como uma tecnologia com potencial para transformar vários setores, serviços e produtos. A aplicação da IA pode contribuir para o fornecimento de recursos informacionais, serviços inteligentes, alcançar metas e objetivos das bibliotecas. Em virtude disso, as bibliotecas, especialmente, as acadêmicas estão adotando a IA para aprimorar os seus serviços e produtos, além de melhorar a experiência do usuário. Objetivo: nesse contexto, o estudo busca analisar os possíveis impactos da utilização da inteligência artificial nos serviços e gestão da biblioteca. Metodologia: como procedimento metodológico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a produção disponibilizada pela base de dados Taylor & Francis. Quanto aos objetivos, o estudo delimita-se como exploratório-descritivo. Trata-se de um estudo qualitativo, baseado em pesquisa bibliográfica sobre o tema de “inteligência artificial”, “serviço de biblioteca”, Como instrumento de análise, utilizou-se análise de conteúdo de Bardin. Resultados: como resultado deste estudo, foi possível visualizar que o uso da IA pode contribuir para melhoria da recuperação da informação, automatização das atividades, agilizar o processo de classificação, recomendação e personalização do serviço. Conclusões: a utilização da IA nos serviços da biblioteca tem se apresentado como potencial instrumento de gestão eficiente dos produtos e serviços. No entanto, os resultados e conclusões apresentados são preliminares, uma vez que a pesquisa se encontra em fase inicial.
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