A aplicação de cadeia de valor em universidades públicas brasileiras
uma revisão de literatura
Palavras-chave:
Cadeia de valor; mapeamento de processos; universidade públicaResumo
Este estudo trata-se de uma revisão de literatura sobre o método da Cadeia de Valor em universidades públicas brasileiras. Para tal, foram realizadas pesquisas descritivas exploratórias nas bases de dados do Google Acadêmico, Ibict e Scielo, além de leitura e análise dos estudos encontrados. Os resultados revelaram uma amostra de apenas 5 estudos relacionados ao tema, sendo estes de relevância para o presente artigo, pois apresentaram diferentes abordagens de método da Cadeia de Valor em instituições, incluindo sua integração com o mapeamento de processos e o planejamento estratégico. O presente estudo mapeou de forma qualitativa e sintética os trabalhos encontrados, concluindo-se que existem evidências de métodos da Cadeia de Valor em universidades públicas e, ainda, a junção de ferramentas em conjunto com a metodologia de Porter.
Downloads
Referências
AGANETTE, Elisângela. Mapeamento de processos sob a perspectiva da Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, p. 187-201, 2020.
ALBUQUERQUE, Maria Carolina Barbosa de. Proposta da Cadeia de Valor e mapeamento dos processos da pró-reitoria de gestão de pessoas e qualidade de vida da Universidade Federal de Pernambuco. p. 01-133, 2015. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
COSSA, Osvaldo Fernando. Um método para a gestão de processos de negócio em universidades públicas. p.01-99, 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Maringá.
CRIVELLARO, Fernanda Furio; VITORIANO, Marcia Cristina de Carvalho Pazin. Mapeamento de Processos como ferramenta para Gestão de Documentos. Em Questão, p. 90-127, 2022.
Gil, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, p. 01-248, 2007.
KARVONEN, Vesa; KARVONEN, Matti; KRASLAWSKI, Andrzej. A TunedValue Chain Model for University Based Public Research Organisation: Case LutCst. Journal of technology management & innovation, v. 7, n. 4, p. 164-175, 2012.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Guia para Gestão por Processos Coletânea de Inovação e Modernização na Gestão Pública. Versão 2.0, p. 01-68, 2018 .Disponível: https://www.mg.gov.br/planejamento/pagina/gestao-governamental/inovacao/coletanea-de-inovacao-e-modernizacao-na-gestao-publica
Acesso em: 09 jun. 2023.
PORTER, M. A Cadeia de Valores e a Vantagem Competitiva. Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando Desempenho Superior, Nova York, NY, The Free Press. p. 31-57, 1985.
SÁ FREIRE, Patrícia de; DOS SANTOS, Fernanda; DA SILVA, Solange Maria. Cadeia de Valor proposta pelo Modelo de Universidade Corporativa em Rede. SUCEG-Seminário de Universidade Corporativa e Escolas de Governo, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2017.
VAZ, Adriano Socorro de Souza; SOUZA, Ananias Nascimento de; SANTOS, Suely Duarte dos. Mapeamento de processos no serviço público: uma análise das realidades e perspectivas dentro da pró-reitora de ensino e graduação da universidade federal do Amapá-UNIFAP. 2017. In: XVII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 2018 MAR DEL PLATA – Argentina; MONTICELLI, Nelma Aparecida Magdalena et al. Planejamento estratégico em instituições universitárias: Desafios da Universidade Pública. p. 01-20, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.