Arquétipo de uma plataforma de processos de negócios digitais em IES públicas

Autores

Palavras-chave:

Automação de Processos Acadêmicos, Emissão de Diploma Digital, Transformação Digital, Portarias MEC 330, 554 e 1.095, Plataforma de Negócio Digital

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento, desenvolvida entre os anos de 2019 a 2021. A transformação digital vem revolucionando diversos setores da sociedade, no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, tais iniciativas ainda são tímidas, como exemplo, o processo de emissão de diplomas, feito manualmente, ocasionando morosidade e fragilidade à sua segurança. A partir deste contexto, este estudo apresenta um arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais (PPND), tendo como escopo o processo de emissão de diplomas digitais em uma IES pública, baseado nas Portarias 330, 1.095 e 554 do MEC. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivos aplicados de modo exploratório e procedimentos técnicos por meio de pesquisa-ação. Para construção do referencial teórico-metodológico, foi utilizado o protocolo RBS Roadmap. Já para desenvolvimento do arquétipo foi utilizado a metodologia de Business Process Management. Como resultados, teve-se a revisão sistemática e o arquétipo da PPND. Conclui-se que a plataforma é factível e viável de ser implementada, e que as metodologias apresentadas podem auxiliar as instituições a transformarem digitalmente seus processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 1.095 de 25 de outubro de 2018. Dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito do sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 out. 2018a.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 315 de 4 de abril de 2018. Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 abr. 2018c.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 330 de 5 de abril de 2018. Dispõe sobre a emissão de diplomas em formato digital nas instituições de ensino superior pertencentes ao sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 abr. 2018b.

BRASIL. Ministério da Educação. Portal MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/diplomadigital/>. Acesso em: 15 abr. 2019.

EBERT, Christof; DUARTE, Carlos Henrique C. Digital transformation. Ieee Software, v. 35, n. 4, p. 16-21, 2018.

GARTNER INSTITUTE. Gartner Glossary. [S.l]: Gartner Institute, [ca. 2020]. Disponível em: <https://www.gartner.com/en/information-technology/glossary>. Acesso em: 20 fev. 2021.

JANISSEK, Janice et al. Concepções de Universidade Inovadora: Uma análise a partir da cognição de gestores universitários. In: Colóquio Internacional de Gestão Universitária, XIV, dez. 2014, Florianópolis. Anais... [s. n]. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/132035>. Acesso em 30 abr. 2019.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

PATEL, Keyur. MCCARTHY, Mary Pat. Digital transformation: The essentials of e-business leadership. New York: McGraw-Hill, 2000.

WIESBÖCK, Florian; HESS, Thomas. Digital innovations. Electronic Markets, p. 1-12, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Santos, R. ., & Aganette, E. C. (2021). Arquétipo de uma plataforma de processos de negócios digitais em IES públicas. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 3(3). Recuperado de https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/13

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)