Gestão de documentos arquivísticos:

diagnóstico situacional em escolas estaduais de Minas Gerais

Autores

  • Josias Julio de Araujo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil
  • Elisangela Cristina Aganette Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Palavras-chave:

Gestão Documental, Metodologia de Gestão Documental, Documentos Arquivísticos, Recuperação da Informação, Dossiê Funcional

Resumo

Decorrente do avanço tecnológico que a sociedade vivencia, os processos e procedimentos utilizados nas instituições tendem a sofrer mudanças. Essa são necessárias e visam atender às novas demandas institucionais, sedentas por novas ferramentas e metodologias para aperfeiçoar os processos. Nesse contexto, incluem-se as instituições de ensino, especificamente, as Escolas Estaduais do Estado de Minas Gerais (EEMG) e os processos de Gerenciamento Arquivístico de Documentos. Essas instituições têm apresentado dificuldades ao gerenciar seus acervos documentais, nomeadamente, os acervos arquivísticos produzidos pelo Departamento de Pessoal (DP). Assim, faz-se necessário uma gestão padronizada, por meio de procedimentos de organização do dossiê funcional, visando garantir acesso e recuperação de maneira segura. Este estudo tem como objetivo, apresentar extrato do diagnóstico situacional realizado no DP das EEMG para verificar a situação da gestão dos documentos. Acredita-se que por meio do diagnóstico, tais instituições poderão implementar melhorias no processo de organização e recuperação dos acervos.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Araujo, J. J. de, & Aganette, E. C. . (2021). Gestão de documentos arquivísticos:: diagnóstico situacional em escolas estaduais de Minas Gerais. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 3(3). Recuperado de https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/12

Edição

Seção

Gestão de Documentos e Informações

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