As competências infocomunicacionais e o comportamento informacional:

uma análise de aderência entre modelos

Autores

Palavras-chave:

Competências Infocomunicacionais, Indicadores de Avaliação Infocomunicacionais, Necessidade Informacional, Busca da Informação, Uso da Informação

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar se os indicadores de avaliação das competências infocomunicacionais validados empiricamente por Borges (2018) são aderentes ao modelo teórico para identificação das necessidades, busca e uso da informação proposto por Pereira (2011). Quanto ao método, foi escolhida abordagem preponderantemente qualitativa, com uso da técnica de análise de conteúdo. O resultado denota distinções em relação às abordagens e aos métodos, no entanto aponta para comunalidades importantes e aderência de 93,33 pontos percentuais entre os modelos analisados. Conclui-se que ambos os modelos, na medida de suas desigualdades, possuem alto nível de maturidade. Embora haja limitações quanto ao delineamento distinto dos modelos, a pesquisa se desvelou rica e abre campo para novos estudos, sobretudo, aqueles que tratem de comparações entre modelos e questões ligadas a ética, a privacidade e a propriedade intelectual na busca e uso infocomunicacional que são temas de destaque na sociedade atual.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Lima, L. C., & Gosling, M. de S. (2021). As competências infocomunicacionais e o comportamento informacional:: uma análise de aderência entre modelos. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 3(3). Recuperado de https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/59

Edição

Seção

Equipamentos Culturais e Competência Informacional