CONTEXTO CAPACITANTE E BA
construindo a representação gráfica de um modelo de Gestão do Conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11175409Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Contexto Capacitante, Modelo, Representação gráficaResumo
Resumo: diversos estudos apontam o Contexto Capacitante como fator que impulsiona a criação de conhecimento. No entanto, delinear a partir de um modelo a representação gráfica de como tal fenômeno ocorreria na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC) se faz necessário em função do baixo volume de publicações que se propõem a essa tarefa. Este artigo é um relato de experiência, resultado de uma tese de doutorado que tem como objetivo apresentar como ocorreu a construção da representação gráfica de um modelo explicativo de contexto capacitante e Ba na perspectiva da GC. Metodologia: trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória que visa a partir de conceitos e ideias propor uma representação explicativa e replicável de como ocorre um fenômeno. Resultados: como resultado o modelo desenvolvido foi delineado a partir de backgrounds de bases teóricas e conceituais que tendem a representar um fluxo que pode servir de base para pesquisas em distintas áreas do conhecimento e contextos situacionais. Conclusões: conclui-se que a representação gráfica do modelo construído é uma proposta capaz de explicar como os indivíduos que vivenciam um determinado contexto situacional conseguem a partir de trocas em um ambiente físico ou virtual adquirir informações, conhecimento e boas práticas para lidar com o desconhecido.
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