CONTEXTO CAPACITANTE E BA

construindo a representação gráfica de um modelo de Gestão do Conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11175409

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Contexto Capacitante, Modelo, Representação gráfica

Resumo

Resumo: diversos estudos apontam o Contexto Capacitante como fator que impulsiona a criação de conhecimento. No entanto, delinear a partir de um modelo a representação gráfica de como tal fenômeno ocorreria na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC) se faz necessário em função do baixo volume de publicações que se propõem a essa tarefa. Este artigo é um relato de experiência, resultado de uma tese de doutorado que tem como objetivo apresentar como ocorreu a construção da representação gráfica de um modelo explicativo de contexto capacitante e Ba na perspectiva da GC. Metodologia: trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória que visa a partir de conceitos e ideias propor uma representação explicativa e replicável de como ocorre um fenômeno. Resultados: como resultado o modelo desenvolvido foi delineado a partir de backgrounds de bases teóricas e conceituais que tendem a representar um fluxo que pode servir de base para pesquisas em distintas áreas do conhecimento e contextos situacionais. Conclusões: conclui-se que a representação gráfica do modelo construído é uma proposta capaz de explicar como os indivíduos que vivenciam um determinado contexto situacional conseguem a partir de trocas em um ambiente físico ou virtual adquirir informações, conhecimento e boas práticas para lidar com o desconhecido. 

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Biografia do Autor

Leandro Cearenço Lima, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento - UFMG

Frederico Cesar Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Adjunto - Escola de Ciência da Informação - UFMG Professor Permanente - Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento - UFMG

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Lima, L. C., & Pereira, F. C. M. . (2024). CONTEXTO CAPACITANTE E BA: construindo a representação gráfica de um modelo de Gestão do Conhecimento. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 5(5). https://doi.org/10.5281/zenodo.11175409

Edição

Seção

Gestão em Unidades de Informação

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