O uso de vídeos na comunicação e divulgação científica
um estudo sobre as ações institucionais da UFMG
Palavras-chave:
Vídeo, Comunicação científica, Divulgação científica, UniversidadesResumo
Embora estudos científicos tenham destacado o significativo potencial dos vídeos como ferramenta para aprimorar a comunicação e divulgação científica, ainda existe uma lacuna na literatura em relação à forma como as universidades, como instituições dedicadas ao ensino e à pesquisa científica, estão explorando o uso de vídeos de apresentação de resultados de pesquisas nesse contexto. Diante dessa lacuna, o objetivo da pesquisa foi identificar as ações institucionais de promoção da comunicação e divulgação de resultados de pesquisas científicas por meio de vídeos. Para isso, adotou-se o método científico de pesquisa documental nos canais do YouTube e nas políticas de fomento à comunicação na UFMG. O propósito foi avaliar esse cenário de forma prática e concreta. Com base na análise dos dados coletados, foi possível concluir que os canais de vídeo no YouTube são utilizados pelas unidades acadêmicas da UFMG como instrumento de comunicação e divulgação científica. A existência de pelo menos 33 canais relacionados aos departamentos e unidades acadêmicas demonstra a presença e o interesse da universidade em utilizar essa plataforma para compartilhar os resultados de pesquisas científicas. Além disso, as análises realizadas revelam que a UFMG possui políticas institucionais que incentivam e apoiam a comunicação e a divulgação científica, como o PDI 2018-2023 e a política de divulgação científica.
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