Pensar o museu como uma comunidade de prática:

ambiente de aprendizagem organizacional coletiva e continuada para os profissionais

Autores

  • Cláudia Maria Alves Vilhena Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil
  • Célia da Consolação Dias Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil https://orcid.org/0000-0003-0891-6454

Palavras-chave:

Profissionalismo nos museus, Comunidade de prática, Aprendizagem organizacional coletiva e continuada.

Resumo

Comunidades de prática são entendidas como aprendizagem social. As comunidades de prática são formadas por pessoas que compartilham de um mesmo interesse ou ideal, cujo desenvolvimento pode ocorrer em qualquer tipo de ambiente. Os museus são instituições destinadas a representatividade das diferentes manifestações culturais. Contudo, para o museu cumprir tal função, de maneira eficiente é necessário que todas as atividades museais estejam alinhadas pela equipe de trabalhadores. O objetivo do artigo é analisar possíveis conexões entre a comunidade prática e o exercício das ações museológicas executadas pelos profissionais de museus. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa e utiliza a técnica bibliográfica. Os resultados apresentam a comunidade de prática como uma estrutura informal baseada nos relacionamentos e no conhecimento da equipe. Discute o ambiente museal como possível espaço vocacionado a aprendizagem coletiva junto aos profissionais. Concluiu-se que a comunidade de prática pode contribuir de forma eficaz na prática diária do trabalho nas instituições museais, ao desenvolver a coesão, a interação social e a criação do conhecimento organizacional coletivo entre a equipe de profissionais.

Palavras-chave: Profissionalismo nos museus. Comunidade de prática. Aprendizagem organizacional coletiva e continuada.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Vilhena, C. M. A., & Dias, C. da C. (2021). Pensar o museu como uma comunidade de prática:: ambiente de aprendizagem organizacional coletiva e continuada para os profissionais. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 3(3). Recuperado de https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/16

Edição

Seção

Equipamentos Culturais e Competência Informacional

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