O patrimônio cultural na web semântica

Autores

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Web semântica, Metadados, Agregação, Interoperabilidade

Resumo

A publicação de dados sobre o patrimônio cultural na web vem se ampliando a cada dia, e se adotados padrões e protocolos apropriados para a web semântica, tal movimento colabora para uma maior visibilidade do patrimônio cultural, possibilitando novas descobertas e análise de grandes conjuntos de dados. Existem diversos caminhos possíveis nesse sentido, e, assim, o objetivo deste estudo foi realizar um levantamento das iniciativas de publicação de dados de forma semântica na web, coletando relatos de pesquisas teóricas e aplicadas, nacionais e internacionais, com uma revisão integrativa de literatura. Diversas abordagens foram identificadas e divididas nas seguintes categorias: metadados, relações semânticas, agregação e interoperabilidade. As possibilidades identificadas constituem um material de grande relevância para orientar a elaboração de novas propostas no contexto nacional, ponto em que reside a principal relevância deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNERS-LEE, T.; HENDLER, J.; LASSILA, O. The semantic web. Scientific American, v. 284, n. 5, p. 34-43, 2001.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa

nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.

CHAN, L. M.; ZENG, M. L. Metadata interoperability and standardization: a study of methodology - Part I. D-Lib Magazine, v. 12, n. 6, p. 1082-9873, 2006.

SOUZA, R.R.; ALVARENGA, L. A Web Semântica e suas contribuições para a ciência da informação. Ciência da Informação, v. 33, p. 132-141, 2004.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Barroso, J. M. de C., & Dias, C. da C. (2023). O patrimônio cultural na web semântica. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 4(4), 1–4. Recuperado de https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/79

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)