O patrimônio cultural na web semântica
Palavras-chave:
Patrimônio cultural, Web semântica, Metadados, Agregação, InteroperabilidadeResumo
A publicação de dados sobre o patrimônio cultural na web vem se ampliando a cada dia, e se adotados padrões e protocolos apropriados para a web semântica, tal movimento colabora para uma maior visibilidade do patrimônio cultural, possibilitando novas descobertas e análise de grandes conjuntos de dados. Existem diversos caminhos possíveis nesse sentido, e, assim, o objetivo deste estudo foi realizar um levantamento das iniciativas de publicação de dados de forma semântica na web, coletando relatos de pesquisas teóricas e aplicadas, nacionais e internacionais, com uma revisão integrativa de literatura. Diversas abordagens foram identificadas e divididas nas seguintes categorias: metadados, relações semânticas, agregação e interoperabilidade. As possibilidades identificadas constituem um material de grande relevância para orientar a elaboração de novas propostas no contexto nacional, ponto em que reside a principal relevância deste trabalho.
Downloads
Referências
BERNERS-LEE, T.; HENDLER, J.; LASSILA, O. The semantic web. Scientific American, v. 284, n. 5, p. 34-43, 2001.
BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa
nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.
CHAN, L. M.; ZENG, M. L. Metadata interoperability and standardization: a study of methodology - Part I. D-Lib Magazine, v. 12, n. 6, p. 1082-9873, 2006.
SOUZA, R.R.; ALVARENGA, L. A Web Semântica e suas contribuições para a ciência da informação. Ciência da Informação, v. 33, p. 132-141, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento / UFMG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.