BOOKTUBERS COMO INFLUENCIADORES DE LEITURA

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11175070

Palavras-chave:

Booktuber, Influenciador digital, Leitura, Livro

Resumo

Resumo: a popularização do uso da Internet trouxe muitas mudanças nos mais diversos setores. Dentre essas, estão os influenciadores digitais, presentes nas mídias digitais, criando conteúdos com temáticas diversas e que, de alguma forma, influenciam outras pessoas. Diante deste cenário, verificou-se a existência dos influenciadores digitais literários e, especificamente para esta pesquisa, esses influenciadores que estão presentes no Youtube, os booktubers. Objetivo: realizar uma revisão de literatura sobre a temática dos influenciadores digitais literários, com foco no booktuber. Metodologia: a revisão de literatura foi conduzida nas bases Scopus, Web of Science e BRAPCI, seguindo os devidos protocolos, sendo utilizados 9 descritores de pesquisa combinados em 9 strings de busca, totalizando 23 artigos selecionados. Resultados: apresenta a contribuição dos influenciadores digitais literários e dos booktubers como leitores e incentivadores da leitura, criando comunidades onde divulgam e recomendam livros, influenciando seus seguidores nas escolhas das próximas leituras. Conclusões: verifica-se a importância dessas personalidades para o incentivo à leitura nas mídias digitais, um espaço que poderia ser considerado como aproximador de uma pessoa a um livro, servindo como uma ponte entre leitores e recomendações de livros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raíssa Michalsky Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2022). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e especialização em Biblioteconomia pela Faculdade Internacional Signorelli (2014). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Atuou como Bibliotecária-Documentalista na Universidade Federal de Alfenas de 2014 à 2021, sendo Coordenadora da Biblioteca da Unidade Santa Clara de 2018 a 2020. Atualmente é Bibliotecária-Documentalista na Biblioteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Frederico Cesar Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, Bacharel em Ciências Econômicas pela FACE-UFMG, e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo CEPEAD-UFMG. Educador há 22 anos, atualmente como Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Ciência da Informação, Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI), e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Gestão Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC). Pesquisador nos temas sobre Gestão da Informação e do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Transformação Digital, Gestão da Inovação e Estratégia. Possui 55 orientações concluídas (sendo 2 Teses de Doutorado, 32 Dissertações de Mestrado, 20 trabalhos de conclusão de curso em Especialização e 1 trabalho de conclusão de curso em Graduação), além de 2 Projetos de Pesquisa com apoio da PRPq UFMG e PROBIC/FAPEMIG (bolsas para graduandos). Líder do Grupo de Pesquisa "IKI - Information, Knowledge Innovation", no CNPq. Mentor e palestrante, e Membro do Editorial Review Board da The Bottom Line Journal of Emerald.

Referências

DANTAS, M. S. Desafios contemporâneos da Ciência da Informação: influenciadores digitais como objetos de investigação. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10499. Acesso em: 24 abr. 2022.

FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S.. Booktubers brasileiros: canais literários de incentivo à leitura. Texto Livre, v. 16, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.39079. Acesso em: 09 nov. 2022.

GARCÍA-ROCA, A. Nuevos mediadores de la LIJ: análisis de los BookTubers más importantes de habla hispana. Cuadernos. info, n. 47, p. 94-114, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.7764/cdi.48.27815. Acesso em: 08 nov. 2022.

GARCÍA-ROCA, A. Spanish reading influencers in Goodreads: participation, experience and canon proposed. Journal of New Approaches in Educacional Research, v. 9, n. 2, p. 153-166, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.7821/naer.2020.7.453. Acesso em: 5 dez. 2022.

GUIÑEZ-CABRERA, N.; MANSILLA-OBANDO, K. Booktokers: generar y compartir contenidos sobre libros a través de TikTok. Revista Científica de Educomunicación, v. 30, n. 71, p. 119-130, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3916/C71-2022-09. Acesso em: 19 out. 2022.

HERNÁNDEZ ORTEGA, J.; SÁNCHEZ GARCÍA, P.; ROVIRA-COLLADO, J. Nuevos ecosistemas transmedia para la promoción de la lectura en la era de los booktubers. Investigaciones sobre Lectura, n. 15, p. 23-45, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.24310/isl.vi15.12563. Acesso em: 12 nov. 2022.

INSTITUTO QUALIBEST. Influenciadores digitais. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.institutoqualibest.com/download/baixe-o-ebook-os-maiores-influenciadores-do-brasil/. Acesso em: 31 ago. 2023.

JEFFMAN, T. M. W. Booktubers: performances e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube. 2017. 393 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6337. Acesso em: 5 maio 2023.

MACEDO, A. G. Bibliotecários em mídias sociais: mediação e curadoria de leitura e a produção de conteúdo online. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 01-28, 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1525. Acesso em: 8 nov. 2022.

OLIVEIRA, H. E. C. C. et al. Booktubers e bibliotecas: uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura. RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., Brasília, v. 14, n. 1, p. 8-25, jan./abril de 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.29078. Acesso em: 15 out. 2022.

PAIVA, S.; SOUZA, A. M. Booktube como instrumento de disseminação da informação para a geração digital. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n. esp. CBBD, p. 978-1003, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/794. Acesso em: 12 nov. 2022.

PALADINES, L.; ALIAGAS, C. Literacy and literary learning on BookTube through the lenses of latina BookTubers. Literacy, v. 57, n. 1, p. 17-27, jan. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1111/lit.12310. Acesso em: 30 jan. 2023.

PALADINES-PAREDES, L.; ALIAGAS, C. Booktubers’ video reviews as literary mediation spaces. Ocnos: Revista de estudios sobre lectura, v. 20, n. 1, p. 38-49. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18239/ocnos_2021.20.1.2489. Acesso em: 16 nov. 2022.

PALADINES-PAREDES, L.; MARGALLO, A. M. Los canales booktuber como espacio de socialización de prácticas lectoras juveniles. Ocnos: Revista de estudios sobre lectura, v. 19, n. 1, p. 55-67, mar. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18239/ocnos_2020.19.1.1975. Acesso em: 11 nov. 2022.

PEIXOTO, P. N.; ARAÚJO, R. F. Práticas informacionais na web social e os influenciadores digitais: uma análise espaço-temporal dos YouTubers brasileiros. Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Juazeiro do Norte, v. 8, n. 1, p.162-187, jan./abr. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/852. Acesso em: 12 nov. 2022.

PRETEL JIMÉNEZ, M.; DE FRUTOS, B.; SÁNCHEZ-VALLE, M. El influencer literario a través de YouTube: análisis de la estrategia comunicativa. Revista de comunicación, estudios mediáticos y procesos sociales, n. 17, p. 9–18, 2019. Disponível em: http://revistesdigitals.uvic.cat/index.php/obradigital/article/view/223. Acesso em: 20 out. 2022.

ROIG-VILA, R.; ROMERO-GUERRA, H.; ROVIRA-COLLADO, J. BookTubers as multimodal reading influencers: an analysis of subscriber interactions. Multimodal Technol. Interact., v. 5, n. 39, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/mti5070039. Acesso em: 20 nov. 2022.

SANTOS, D. R.; VALÊNIA, A. A comunidade booktube e o PROEJA: uma proposta de intervenção pedagógica. Revista Linguagem: estudos e pesquisas, Catalão, GO, v. 24, n. 1, p. 33-44, jan./jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5216/lep.v24i1.63601. Acesso em: 10 nov. 2022.

SETTE, G.; BRITO, P. Q. To what extent are digital influencers creative?. Creat Innov Manag., v. 29, n. 1, p. 90–102, dec. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1111/caim.12365. Acesso em: 15 nov. 2022.

SILVA, C. R. S. Biblioteca híbrida: o QR Code e o movimento booktuber como re-cursos de promoção da literatura. Ci. Inf. Rev., Maceió, v. 6, n. 1, p. 126-139, jan./abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n1h. Acesso em: 4 nov. 2022.

SILVA, V. V. O. Booktube: a resenha literária como estratégia para o letramento literário. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/32944. Acesso em: 15 jun. 2023.

SOUZA, L. L. F. et al. Reflexões sobre o consumo em redes digitais: um ensaio acerca das interações entre redes sociais, digital influencers e usuários. Teoria e Prática em Administração, v. 11, n. 1, p. 93-105, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n1.52024. Acesso em: 1 nov. 2022.

SUÁREZ, M. M.; GONZÁLEZ ARGÜELLO, M. V. Becoming a good BookTuber. RELC Journal, v. 51, n. 1, 2020, p. 158–167. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0033688220906905. Acesso em: 20 nov. 2022.

SUNDSTRÖM, A. S. S.; MORAES, J. B. E. Bookshelf tour: categorização do conhecimento a partir do discurso coletivo dos booktubers. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 13-38, maio/ago. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245252.13-38. Acesso em: 12 nov. 2022.

SUNDSTRÖM, A. S. S.; MORAES, J. B. E. Sistema de organização do conhecimento utilizado pela comunidade Booktube: mapeamento dos conceitos. Inf. Prof., Londrina, v. 7, n. 2, p. 04-24, jul./dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n2p04. Acesso em: 7 nov. 2022.

TORRE-ESPINOSA, M. El fenómeno Booktube, entre el fandom y la crítica literaria. Álabe: Revista de la Red de Universidades Lectoras, n. 21, enero/junio 2020, p. 1-10. Disponível em: https://doi.org/10.15645/Alabe2020.21.6. Acesso em: 21 nov. 2022.

VILLEGAS-SIMÓN, I. et al. Radiografía de los micro-influencers en la economía de las plataformas digitales: insatisfacción, trabajo gratuito y desigualdad en la retribución. Revista Latina de Comunicación Social, v. 80, p. 452-474, 2022. Disponível em: https://www.doi.org/10.4185/RLCS-2022-1805. Acesso em: 7 dez. 2022.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

Martins, R. M. ., & Pereira, F. C. M. (2024). BOOKTUBERS COMO INFLUENCIADORES DE LEITURA: uma revisão de literatura. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 5(5). https://doi.org/10.5281/zenodo.11175070

Edição

Seção

Experiência do Usuário e Comunicação Científica

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)