BOOKTUBERS COMO INFLUENCIADORES DE LEITURA
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11175070Palavras-chave:
Booktuber, Influenciador digital, Leitura, LivroResumo
Resumo: a popularização do uso da Internet trouxe muitas mudanças nos mais diversos setores. Dentre essas, estão os influenciadores digitais, presentes nas mídias digitais, criando conteúdos com temáticas diversas e que, de alguma forma, influenciam outras pessoas. Diante deste cenário, verificou-se a existência dos influenciadores digitais literários e, especificamente para esta pesquisa, esses influenciadores que estão presentes no Youtube, os booktubers. Objetivo: realizar uma revisão de literatura sobre a temática dos influenciadores digitais literários, com foco no booktuber. Metodologia: a revisão de literatura foi conduzida nas bases Scopus, Web of Science e BRAPCI, seguindo os devidos protocolos, sendo utilizados 9 descritores de pesquisa combinados em 9 strings de busca, totalizando 23 artigos selecionados. Resultados: apresenta a contribuição dos influenciadores digitais literários e dos booktubers como leitores e incentivadores da leitura, criando comunidades onde divulgam e recomendam livros, influenciando seus seguidores nas escolhas das próximas leituras. Conclusões: verifica-se a importância dessas personalidades para o incentivo à leitura nas mídias digitais, um espaço que poderia ser considerado como aproximador de uma pessoa a um livro, servindo como uma ponte entre leitores e recomendações de livros.
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