A pessoa bibliotecária com deficiência e os recursos de tecnologia assistiva

Autores

Palavras-chave:

Pessoa bibliotecária com deficiência, Tecnologia Assistiva, Biblioteca universitária, Acessibilidade, Usuário

Resumo

A ocupação do cargo da pessoa bibliotecária é privativa aos bacharéis em Biblioteconomia e o profissional que venha a desempenhar as atribuições pode ser uma pessoa com deficiência. Entende-se que para realizar suas atividades laborais, a pessoa bibliotecária com deficiência necessita do auxílio da Tecnologia Assistiva, por meio da acessibilidade propiciada com a utilização desses instrumentos. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar o tema de tese de doutoramento, que busca identificar as percepções da pessoa bibliotecária com deficiência em relação à utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva nas bibliotecas universitárias federais brasileiras. É uma pesquisa aplicada, com objetivo exploratório e abordagem quanti-qualitativa. A metodologia se divide em duas etapas. Na primeira, pesquisa bibliográfica e documental e revisão sistemática de literatura. Na segunda, entrevistas com a pessoa bibliotecária com deficiência. A partir dos resultados parciais já obtidos nessa pesquisa, e que se encontra em andamento, identificou-se que o assunto ainda é pouco discutido na área da Ciência da Informação. Espera-se que ocorra por parte da pessoa bibliotecária com deficiência a avaliação da funcionalidade dos recursos de TA e apresentem sugestões de como a biblioteca universitária se torne mais inclusiva, ao ponto em atender as suas necessidades na perspectiva de usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050/2020: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 4.084 de 30 de junho de 1962. Dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 2 jul. 1962.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei n° 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 7 jul. 2015.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 13.409 de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 29 dez. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial: livro 1/MEC/SEESP. Brasília: a Secretaria, 1994.

CARNEIRO, K. Acessibilidade e informação: a produção científica das universidades públicas brasileiras sobre acessibilidade em bibliotecas. R. Bibliomar, São Luís, v. 19, n. 2, p. 25-36, jul./dez. 2020.

GALVÃO FILHO, T. A. A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios. Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, Salvador, v. 2, n. 1, p. 25-42, jan./jun. 2013.

HOLLICH, S. What it means for a disabled librarian to “pass”: an exploration of inclusion, identity, and information work. The International Journal of Information, Diversity e Inclusion, v. 4, n. 1, p. 94-107, 2020.

MELO, A. M.; COSTA, J. B; SOARES, S. C. M. Tecnologias assistivas. In: PUPO, D. T.; MELO, A. M.; FERRÉS, S. P. (Org.). Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas: Unicamp, 2006.

OUD, J. Systemic workplace barriers for academic librarians with disabilities. College and Research libraries. p. 169-194, Mar. 2019.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Modelo biomédico e biopsicossocial da deficiência. UMA-SUS/UFMA, 2019. 1 vídeo (7 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tPq9FaYxY6k. Acesso em: 3 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Pinheiro, A. de C., & Pereira, F. C. M. (2023). A pessoa bibliotecária com deficiência e os recursos de tecnologia assistiva. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 4(4), 1–6. Recuperado de https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/69

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)