CURADORIA DE CONTEÚDO PARA BIBLIOTECÁRIOS

experiências e tendências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11236059

Palavras-chave:

Curadoria de Conteúdo, Bibliotecários, Experiências

Resumo

Resumo: a curadoria de conteúdo é aplicada à vários contextos visando influenciar a decisão de compra de produtos ou serviços. Na Ciência da Informação, esta é uma necessidade eminente, tendo em vista a volatilidade e excesso de informações. Objetivo: o objetivo deste artigo é apresentar o relato de experiência do estágio docente na trajetória do Doutorado, evidenciar a experiência do uso das metodologias ativas uma visão geral sobre curadoria do conteúdo relevante para formação dos bibliotecários e, mediante a oferta da disciplina curadoria de conteúdo bibliotecários frente ao contexto da Transformação Digital. Metodologia: relato de experiência das atividades do Estágio de Docência, descritivo, de abordagem qualitativa. Resultados: percebeu-se que as estratégias advindas do uso das metodologias ativas possibilitaram aulas mais interativas, com participação da turma através de suas experiências e esclarecimentos de dúvidas sobre a temática elucidada.  Conclusões: as experiências no Estágio docente permitiram muitas contribuições, dentre elas, as interações e as ligações com os alunos e o compartilhamento de conhecimentos.

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Biografia do Autor

Rosaria Ferreira Otoni dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento área de Ciência da Informação - (UFMG-2022). Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento área de Ciência da Informação - (UFMG-2022). MBA em Marketing Estratégico pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH-2013). Bacharel em Biblioteconomia (UFMG-2010). Experiência em docência como estágiária para o curso de Biblioteconomia da UFMG (2021), Experiência de 10 anos em atendimento ao cliente interno externo em Instituições de ensino, órgãos públicos, bibliotecária univeristária e consultora e mentora em organização de documentos em residências e corporativos. Interesse nas seguintes temáticas: Organização e Gestão da Informação e do Conhecimento,Gestão de documentos,Transformação digital, Experiência do usuário, User Experience (UX).Pesquisa: Gestão de documentos, Estudos de Usuários e Transformação Digital.

Frederico Mafra, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, Bacharel em Ciências Econômicas pela FACE-UFMG, e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo CEPEAD-UFMG. Educador há 22 anos, atualmente como Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Ciência da Informação, Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI), e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Gestão Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC). Pesquisador nos temas sobre Gestão da Informação e do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Transformação Digital, Gestão da Inovação e Estratégia. Possui 55 orientações concluídas (sendo 2 Teses de Doutorado, 32 Dissertações de Mestrado, 20 trabalhos de conclusão de curso em Especialização e 1 trabalho de conclusão de curso em Graduação), além de 2 Projetos de Pesquisa com apoio da PRPq UFMG e PROBIC/FAPEMIG (bolsas para graduandos). Líder do Grupo de Pesquisa "IKI - Information, Knowledge Innovation", no CNPq. Mentor e palestrante, e Membro do Editorial Review Board da The Bottom Line Journal of Emerald.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Santos, R. F. O. dos ., & Pereira, F. C. M. (2024). CURADORIA DE CONTEÚDO PARA BIBLIOTECÁRIOS: experiências e tendências. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 5(5). https://doi.org/10.5281/zenodo.11236059

Edição

Seção

Gestão em Unidades de Informação

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