Arquétipo de uma plataforma de processos de negócios digitais em IES públicas
Palavras-chave:
Automação de Processos Acadêmicos, Emissão de Diploma Digital, Transformação Digital, Portarias MEC 330, 554 e 1.095, Plataforma de Negócio DigitalResumo
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento, desenvolvida entre os anos de 2019 a 2021. A transformação digital vem revolucionando diversos setores da sociedade, no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, tais iniciativas ainda são tímidas, como exemplo, o processo de emissão de diplomas, feito manualmente, ocasionando morosidade e fragilidade à sua segurança. A partir deste contexto, este estudo apresenta um arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais (PPND), tendo como escopo o processo de emissão de diplomas digitais em uma IES pública, baseado nas Portarias 330, 1.095 e 554 do MEC. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivos aplicados de modo exploratório e procedimentos técnicos por meio de pesquisa-ação. Para construção do referencial teórico-metodológico, foi utilizado o protocolo RBS Roadmap. Já para desenvolvimento do arquétipo foi utilizado a metodologia de Business Process Management. Como resultados, teve-se a revisão sistemática e o arquétipo da PPND. Conclui-se que a plataforma é factível e viável de ser implementada, e que as metodologias apresentadas podem auxiliar as instituições a transformarem digitalmente seus processos.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 1.095 de 25 de outubro de 2018. Dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito do sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 out. 2018a.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 315 de 4 de abril de 2018. Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 abr. 2018c.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 330 de 5 de abril de 2018. Dispõe sobre a emissão de diplomas em formato digital nas instituições de ensino superior pertencentes ao sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 abr. 2018b.
BRASIL. Ministério da Educação. Portal MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/diplomadigital/>. Acesso em: 15 abr. 2019.
EBERT, Christof; DUARTE, Carlos Henrique C. Digital transformation. Ieee Software, v. 35, n. 4, p. 16-21, 2018.
GARTNER INSTITUTE. Gartner Glossary. [S.l]: Gartner Institute, [ca. 2020]. Disponível em: <https://www.gartner.com/en/information-technology/glossary>. Acesso em: 20 fev. 2021.
JANISSEK, Janice et al. Concepções de Universidade Inovadora: Uma análise a partir da cognição de gestores universitários. In: Colóquio Internacional de Gestão Universitária, XIV, dez. 2014, Florianópolis. Anais... [s. n]. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/132035>. Acesso em 30 abr. 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
PATEL, Keyur. MCCARTHY, Mary Pat. Digital transformation: The essentials of e-business leadership. New York: McGraw-Hill, 2000.
WIESBÖCK, Florian; HESS, Thomas. Digital innovations. Electronic Markets, p. 1-12, 2019.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento / UFMG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.