PROPOSTA DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DO GRAU DE MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NA FUNDAÇÃO HEMOMINAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11226915

Palavras-chave:

Conhecimento, Gestão do Conhecimento (GC), Maturidade, Níveis, Fundação Hemominas

Resumo

Resumo: o conhecimento se encontra na mente das pessoas e é intrínseco a elas, entretanto, técnicas e ferramentas podem tornar o conhecimento registrado e compartilhado nas instituições. Saber o nível que se encontra de gestão do conhecimento (GC) pode facilitar a realização das atividades por meio de ações melhores direcionadas. Objetivo: desenvolver um modelo que permita avaliar o grau de maturidade em GC na Fundação Hemominas e quais possíveis soluções vinculadas à GC poderão auxiliar na execução de suas atividades. Metodologia: a partir do desenvolvimento de um instrumento próprio de avaliação do grau de maturidade em GC, realizar um diagnóstico que atenda as especificidades da Fundação, de maneira que se permita saber qual o grau de maturidade em GC ela se encontra. Resultados: a literatura aponta que o registro e o compartilhamento do conhecimento podem tornar a gestão de uma organização mais simples e objetiva. O instrumento de avaliação permitirá saber em que nível se encontra essa maturidade em GC. Conclusões: o presente estudo busca demonstrar a importância de se saber quais conhecimentos e informações são importantes para o melhor desenvolvimento das fundações, de forma que esse conhecimento possa permanecer no âmbito fundacional e o retrabalho seja minimizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rômulo de Barros Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais

ossui graduação em Biblioteconomia oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), Graduação em Tecnologia em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (2019), Pós-graduação em Gestão Estratégica da Informação oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), MBA em Engenharia e Inovação oferecido pela Estácio (2016) e Pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2018). É Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG e Doutorando do PPGGOC pela ECI da UFMG. Trabalhou na implantação da Gestão do Conhecimento no Governo do Estado de Minas Gerais. Foi Analista Universitário da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Desenvolveu atividades no Instituto Guaicuy como Analista Informacional responsável pelo Setor de Patrimônio com a responsabilidade de realizar a articulação institucional, apoiar e executar a estruturação e a organização das bases de dados institucionais. Atualmente é o Bibliotecário responsável da Fundação Hemominas com a responsabilidade de planejar, coordenar, dirigir, supervisionar e controlar as atividades do setor, bem como direcionar a equipe da biblioteca e os trabalhos que envolvem a organização e disseminação do acervo (seleção, aquisição, catalogação, classificação, indexação, serviço de atendimento, etc.). Implementar, gerenciar e acompanhar os sistemas de Informação e as ações vinculadas à Gestão do Conhecimento, como também realizar treinamentos, visando à capacitação de outros profissionais da Fundação Hemominas.

Marcello Peixoto Bax, Universidade Federal de Minas Gerais

Marcello é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC, Nível 5 CAPES) da Escola de Ciência da Informação - ECI, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi pesquisador visitante (bolsa CAPES) no Tetherless World Constellation Lab, no Rensselaer Polytechnic Institute (RPI) (2018) e no Grupo de Informatica Biomédica (Ibime) do Instituto ITACA da Universidad Politécnica de Valencia (2015). Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Montpellier II, França. Possui DEA (Diploma de Estudos Aprofundados) em Matemática e Computação e DESS (Diploma de Estudos Superiores Especializados) em Informática pela Université d'Aix Marseille II, França. Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Foi líder da Linha de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento no PPGCI da ECI/UFMG (2015-2016). Entre 2013 e 2016 coordenou projeto PD&I em Gestão da Informação e do Conhecimento em convênio UFMG/CEMIG. Foi coordenador do Núcleo de Informação Gerencial e Tecnológica - NITEG (ECI/UFMG, 2008­-2012 e 2014-2016). Foi coordenador do Curso de Especialização (360 h) "Gestão Estratégica da Informação". Membro do Comitê Assessor da área de Ciências Sociais Aplicadas da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG e de várias comissões e órgãos colegiados da ECI e da UFMG. Membro da Comissão de Ética em Pesquisa da UFMG - COEP (2014-2017). Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos temas: Integração de dados e informações em sistemas; Inteligência Artificial (ontologias); Representação de Conhecimento e Informação; Bibliotecas Digitais e Filosofia da Informação. Serviu como sponsorship chair e organizador do VI Seminário de Pesquisa em Ontologias do Brasil (ONTOBRAS, 2013). Atualmente é subcoordenador do Comitê de Gestão do Repositório Institucional da UFMG (COGERI). Membro do Conselho Editorial de várias revistas da área de Ciência da Informação. Parecerista do CNPq, CAPES e FAPEMIG. Parecerista e membro do editorial board de diversas revistas nacionais e internacionais (como Ciência da Informação do IBICT; International Journal of Library and Information Science (IJLIS); Informação & Sociedade: Estudos, da UFPB; e Revista de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (RECIIS), da Fiocruz). Membro do steering committee da conferência internacional Enterprise Engineering Working Conference e do Seminário de Pesquisa em Ontologias no Brasil (Ontobras). 

Referências

BARBOSA, R. R. Gestão da Informação e do Conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v.13, n.esp., p.1-25, 2008.

BATISTA, F. F. et al. Gestão do conhecimento na administração pública. Texto para discussão n.1095. IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília, DF, 2005. Ministério do Planejamento e Gestão. Disponível em www.ipea.gov.br. Acesso em 01 out. 2022.

BATISTA, F. F. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: Como implementar a Gestão do Conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília, DF: Ipea, 2012, 134p.

BRASIL. Comitê executivo do governo eletrônico. Diretrizes de governo eletrônico: oficinas de planejamento estratégico. Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://www.governoeletronico.gov.br/governoeletronico/. Acesso em: 11 ago. 2023.

BUKOWITZ, W. R.; WILLIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac, 2006. E- book.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. E-book.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 237p.

ESCRIVÃO, G. Fatores críticos de sucesso e estágios da maturidade da gestão do conhecimento: um estudo na Embrapa. 2015. 251 f. - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7592/TeseGE.pdfsequence=1&i88sAllowed=y. Acesso em: 10 mar. 2023.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Aprendizagem e inovação organizacional: as experiências de Japão, Coréia e Brasil. 2. ed., São Paulo: Atlas, 1997.

HELOU, A. R. H. A. Avaliação da maturidade da gestão do conhecimento na administração pública. 2015. 391 f. - Programa de Pós- Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/157340/336394.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 8 out. 2022.

JIA, Q. et al. A Knowledge Maturity Model for Aerospace Product Development. Open Journal of Social Sciences, [S. l.], n. 2, p. 150–155, 2014.

MATIAS-PEREIRA, J. Manual de gestão pública contemporânea. 3. ed. [S. l.]: Atlas, 2010. E-book.

MINAS GERAIS. Hemominas. Portaria nº 391 de 11 de dezembro de 2018. Institui a política de informação, conhecimento e inovação Hemominas, formaliza a estrutura de governança da informação, conhecimento e inovação, e dá outras providências. Diário Oficial (do Estado de Minas Gerais), Belo Horizonte, MG, 2018.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H.. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 13. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

RODRIGUEZ, M. V. Gestão empresarial: organizações que aprendem. Rio de Janeiro: Qualitymark: Petrobras, 2002.

SABBAG, P. Y. Espirais do Conhecimento: ativando Indivíduos, grupos e organizações. São Paulo: Editora Saraiva, 2007.

SENGE, P. M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 6. ed. São Paulo: Best Seller, 2000.

SERENKO, A.; BONTIS, N.; HULL, E. An application of the knowledge management maturity model: the case of credit unions. Knowledge Management Research & Practice, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 338–352, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1057/kmrp.2014. Acesso em: 10 mai. 2023.

SOUZA, L. C. Estrutura lógica de organização da pesquisa científica: texto básico para auxiliar pesquisadores. Belo Horizonte: EdUEMG, 2020. E-book. Disponível em: http://eduemg.uemg.br/component/k2/item/190-estrutura-logica-de-organizacao-da-pesquisa. Acesso em: 8 mar. 2023.

SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. E-book

TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. São Paulo: Negócio Editora, 2001.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

Teixeira, R. de B. ., & Bax, M. P. . (2024). PROPOSTA DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DO GRAU DE MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NA FUNDAÇÃO HEMOMINAS. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 5(5). https://doi.org/10.5281/zenodo.11226915

Edição

Seção

Gestão em Unidades de Informação

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)