O processo de alimentação e indexação de dados nos registros de eventos de defesa social com foco na recuperação da informação para análises de inteligência de segurança pública
Palavras-chave:
inteligência, informação, recuperação, indexaçãoResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa em andamento que trata sobre a indexação e a recuperação da informação do Registro de Eventos de Defesa Social (REDS) para a realização das análises de inteligência policial é um tema relevante no contexto da segurança pública. O REDS é um sistema utilizado pelas instituições de segurança do Estado de Minas Gerais para registrar ocorrências, iniciar investigações e relatar outras atividades relacionadas à defesa civil. A análise de inteligência policial desempenha um papel fundamental na prevenção e combate ao crime. Ela envolve a coleta, organização, análise e interpretação de dados para obter informações e produzir conhecimentos hábeis a assessorar na tomada de decisões estratégicas em todos os níveis. Nesse contexto, a recuperação eficiente e precisa da informação contida nos REDS é essencial para o sucesso das análises, pois envolve a extração de dados relevantes de uma grande quantidade de registros. Esses dados podem incluir informações sobre crimes, suspeitos, vítimas, locais e horários dos eventos, entre outros. A utilização de técnicas de recuperação da informação, como a indexação e a busca por palavras-chave, pode facilitar o acesso aos dados necessários para as análises de inteligência policial. Nesse contexto, o presente artigo busca identificar eventuais problemas de alimentação e indexação de dados nos REDS e propor soluções para a recuperação mais eficiente da informação, cujo intuito é otimizar as análises de inteligência.
Downloads
Referências
ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.
BRASIL. Lei nº 9.883/1998. Institui o Sistema Brasileiro de Inteligência, cria a Agência Brasileira de Inteligência - ABIN, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9883.htm. Acesso em: 26 maio 2023.
CAPURRO, Rafael; HJORLAND, Birger. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22360/17954. Acesso em: 26 maio 2023.
FERNEDA, Edberto. Recuperação de Informação: análise sobre a contribuição da Ciência da Computação para a Ciência da Informação. 2003. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.
FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A identificação de conceitos no processo de análise de assunto para indexação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 1, n. 1, p. 60-90, jul./dez. 2003. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2089/2219. Acesso em: 26 maio 2023.
HAMADA, Hélio Hiroshi. O estado da arte da produção científica sobre inteligência no cenário nacional. Revista de Estudos & Informações, Belo Horizonte, n. 41, p. 40-47, nov., 2017. Disponível em: http://www.tjmmg.jus.br/images/revista-estudo-informacoes/pdf/AF_REI_41_WEB.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.
MINAS GERAIS. Polícia Militar. Guia de treinamento policial básico: 11º. biênio 2022/2023. Academia de Polícia Militar. Centro de Treinamento Policial. Belo Horizonte: Academia do Prado Mineiro, 2022.
MINAS GERAIS. Resolução Conjunta nº 14, de 19 de dezembro de 2003. Aprova o formulário do Boletim de Ocorrência, de uso comum no Estado de Minas Gerais, pela Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Estado de Defesa Social. Coletânea de Apoio ao Preenchimento do REDS. Dez. 2004.
MINAS GERAIS. Resolução Conjunta nº 54, de 18 de junho de 2008. Estabelece a estrutura organizacional e atribuições do Centro Integrado de Informações de Defesa Social - CINDS e dá outras providências. Belo Horizonte, 2008.
MINAS GERAIS, Polícia Militar. Boletim Técnico nº 01/2011-DAOp/CINDS. Orientações para o preenchimento dos boletins de ocorrências referente aos delitos de: lesão corporal, vias de fato/agressão, encontro de cadáver, homicídio tentado e consumado, roubo, extorsão, furto simples e qualificado, no sistema de registro de ocorrências. Belo Horizonte, 2011.
MINAS GERAIS, Polícia Militar. Boletim Técnico nº 02/2016-DAOp/CINDS. Padroniza o correto preenchimento do REDS, RAT e BOS no âmbito da Polícia Militar de Minas Gerais. MINAS GERAIS. Sistema Integrado de Defesa Social. Diretriz Integrada de Ações e Operações (DIAO). Belo Horizonte: 2021. Disponível em: https://diao.sids.mg.gov.br/component/diao/?task=show&Itemid=54. Acesso em: 26 maio 2023.
PLATT, Washington. A produção de informações estratégicas. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército/Livraria Agir Editora, 1974.
SILVA, Eleutério da Silva; SANTOS, Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos; FERNEDA, Ferneda. Modelos de recuperação de informação e web semântica: a questão da relevância. Informação & Informação, v. 18, n. 3, p. 27-44, set./dez. 2013. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/44611. Acesso em: 23 mai. 2023
WERSIG, Gernot.; NEVELlNG, Ulrich. The phenomena of interest to Information Science. Information Scientist, v.9, n. 4, p. 127-140, Dec. 1975. Disponível em: http://sigir.org/files/museum/pub-13/18.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (FORPED PPGGOC)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.