DRIF: notação para representação diagramática de fluxo de informação e comportamento informacional em processos organizacionais

Autores

Palavras-chave:

fluxo de informação. comportamento informacional. notação. processos organizacionais.

Resumo

Gerenciar o fluxo de informação produzido nas organizações é um dos grandes desafios enfrentados por gestores. A análise desse fluxo permite compreender como a informação flui e como esta fluidez pode interferir na forma como os atores organizacionais se comportam frente à informação. Representar o fluxo de informação acrescido de considerações do comportamento informacional dos atores apresenta-se como uma alternativa inédita de visualização da complexidade da dinâmica da informação no contexto organizacional, visando compreender a performance do fluxo neste sistema sociotécnico, e que ainda contemple as interações de seus elementos técnicos e sociais na execução de tarefas dos processos de trabalho. Este estudo teve como objetivo propor uma notação, denominada de DRIF, para representar o fluxo de informação enriquecido por considerações de comportamento informacional em processos organizacionais. O escopo e contexto de aplicação da DRIF são os processos e tarefas em organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Peixoto Bax, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC, Nível 5 CAPES) da Escola de Ciência da Informação - ECI, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutorado (CAPES) no Tetherless World Constellation Lab, no Rensselaer Polytechnic Institute (RPI). Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Montpellier II, França. Possui DEA (Diploma de Estudos Aprofundados) em Matemática e Computação e DESS (Diploma de Estudos Superiores Especializados) em Informática pela Université d'Aix Marseille II, França. Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Foi líder da Linha de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento no PPGCI da ECI/UFMG (2015-2016). Entre 2013 e 2016 coordenou projeto PD&I em Gestão da Informação e do Conhecimento em convênio UFMG/CEMIG, com financiamento da ordem de R$ 2 milhões (cemig.eci.ufmg.br). Foi coordenador do Núcleo de Informação Gerencial e Tecnológica - NITEG (ECI/UFMG, 2008­-2012 e 2014-2016). Foi coordenador do Curso de Especialização (360 h) "Gestão Estratégica da Informação". Membro do Comitê Assessor da área de Ciências Sociais Aplicadas da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG e de várias comissões e órgãos colegiados da ECI e da UFMG. Membro da Comissão de Ética em Pesquisa da UFMG - COEP (2014-2017). Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos temas: Integração de dados e informações em sistemas; Inteligência Artificial (ontologias); Representação de Conhecimento e Informação; Bibliotecas Digitais e Filosofia da Informação. Organizador do VI Seminário de Pesquisa em Ontologias do Brasil (ONTOBRAS, 2013). Membro do Conselho Editorial de várias revistas da área de Ciência da Informação. Parecerista do CNPq, CAPES e FAPEMIG. Parecerista de diversas revistas nacionais e internacionais (como Ciência da Informação do IBICT; International Journal of Library and Information Science (IJLIS); Informação & Sociedade: Estudos, da UFPB; e Revista de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (RECIIS), da Fiocruz.

Referências

ARAÚJO, W. C. O.; SILVA, E. L. da; VARVAKIS, G. Fluxos de informação em projetos de inovação: estudo em três organizações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 57-79, Mar. 2017.

ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PROFESSIONALS BRAZIL. BPM CBOK: guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio: Corpo Comum do Conhecimento: ABPMP BPM CBOK, v. 3.0, ABPMP, 2013.

BEAL, A. Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004. p. 137.

BOCCATO, V. R. C.; FERREIRA, E. M. Estudo comparativo entre o grupo focal e o protocolo verbal em grupo no aprimoramento de vocabulário controlado em fisioterapia: uma proposta metodológica qualitativa-cognitiva. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 5 n. 1, n. 1, p. 47-68, 2014. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v5i1p47-68 Acesso em: 29 ago. 2020.

BYSTRÖM, K.; HANSEN, P. Conceptual framework for tasks in information studies. Journal of the American Society for Information Science & Technology, 56(10), 1050-1061. 2005.

BYSTRÖM, K.; LLOYD, A. Practice theory and work task performance: How are they related and how can they contribute to a study of information practices. Proceedings of the American Society for Information Science and Technology, 49(1), 1-5. 2012.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. São Paulo: Editora Senac, 2006. p. 425.

DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JUNIOR, J. A. V. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.

FOWLER, M. UML Distilled: A Brief Guide to the Standard Object Modeling Language. [S.l.: s.n.], 2003.

FREUND, J. RÜCKER, B. HITPASS, B. BPMN 2.0 Manual de referencia y Guía Práctica. 1 edição. Santiago de Chile. Disponível em: https://www.academia.edu/17474893/BPMN_2_0_Manual_de_Referencia_y_Gu%C3%ADa_Pr%C3%A1ctica_Spanish_Edition. Acesso em: 18 Jun 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo, SP, Ed. Atlas, 2008. 216 p.

GONZÁLEZ DE GOMÉZ, M. N. Metodologia da pesquisa no campo da Ciência da Informação. Datagramazero: Revista de Ciência da Informação, v.1,n. 6, dez/2000.

GUEDES, G. T. A. UML 2 : uma abordagem prática. São Paulo: Novatec Editora, 2009.

HARRINGTON, H. J. Aperfeiçoando os processos empresariais: estratégia revolucionária para o aperfeiçoamento da qualidade, da produtividade e da competitividade. São Paulo: Makron Books, 1993. 342p.

HEVNER, A. R. et al. Design Science in information systems research. MIS Quarterly, v. 28, n. 1, p. 75-105, 2004.

LE COADIC, Y. F. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

OMG. Object Management Group, 2019. Unified Modeling Language. Disponível em: https://www.omg.org/spec/UML. Acesso em: 14 mai 2019

OMG. Object Management Group, 2019. Business Process Model and Notation. Disponível em: https://www.omg.org/spec/BPMN/. Acesso em: 17 jun 2019

ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 11ª ed., 2005.

SMITH. H.; FINGAR, P. Business Process Management: Third Wave, Meghan Kiffer, 2003.

WAJZENBERG, A. Recursos humanos e tecnologia da informação: uma abordagem alternativa. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1997.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Ruas, W., & Bax, M. P. . (2021). DRIF: notação para representação diagramática de fluxo de informação e comportamento informacional em processos organizacionais. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 3(3). Recuperado de https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/53

Edição

Seção

Gestão de Processos e Fluxos Informacionais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)