EXPLORANDO A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA AGÊNCIA DE PROMOÇÃO DE INVESTIMENTOS DE MINAS GERAIS

uma análise preliminar e perspectivas futuras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11235110

Palavras-chave:

Diagnóstico, Gestão do conhecimento, Conhecimento tácito, Conhecimento explícito, Investimentos

Resumo

Resumo: a sociedade do conhecimento avança e a gestão desse valor produzido se torna fundamental para que as organizações consigam alcançar seus objetivos. Todas as organizações produzem conhecimento, mas a capacidade de realizar uma gestão adequada do conhecimento gerado é importante para determinar o sucesso dos empreendimentos. O investimento é um fator essencial para o desenvolvimento de qualquer região. Seguindo nesse sentido, o estudo se propõe a investigar se existem artigos sobre a gestão do conhecimento em agências de promoção de investimentos que podem servir de modelo para a Agência de Promoção de Investimentos do Estado de Minas Gerais. Objetivo: o objetivo das análises é identificar publicações que auxiliem na preparação de um diagnóstico situacional para identificar o nível da gestão do conhecimento da Instituição. Metodologia: serão buscados artigos publicados no Portal de Periódicos da Capes que possam ser úteis para identificar produtos de gestão do conhecimento especificamente em agências de promoção de investimentos. Resultados: não foram identificados artigos específicos sobre a gestão do conhecimento em agências de promoção de investimentos. Conclusões: será proposta a elaboração de um diagnóstico situacional sobre a Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davyson Demmer Guimarães Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei, mestrando em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e doutorando em Gestão & Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Elisângela Cristina Aganette, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação (UFMG-2015), Mestre em Ciência da Informação (UFMG-2010), Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento (CEFET-2008) e Bacharel em Biblioteconomia (UFMG-2005). Professora Ajunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais de 13 anos de experiência como Consultora em Gestão e Tecnologia da Informação, consultora especialista nas áreas de organização da informação, representação da informação e do conhecimento, mapeamento de processos, soluções de Enterprise Content Management (ECM), Business Process Modeling (BPM). Pesquisa: representação da informação e do conhecimento, taxonomias corporativas e ontologias.

Referências

BLEI, D. M.; NG, A. Y.; JORDAN, M. I. Latent Dirichlet Allocation. Journal of Machine Learning Research 3. 2003, pp. 993-1022. Disponível em: https://ai.stanford.edu/~ang/papers/jair03-lda.pdf . Acesso em: 01 abr. 2024.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

NISHIHARA, A. H. et al. Knowledge Creation in Public Administrations. Tokyo: Palgrave Macmillan, 2018.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

NONATO, R. S.; AGANETTE, E. C.; LEAL, H. R. Gestão da Informação: uma Revisão Sistemática da Literatura sobre teorias, modelos e metodologias. Brazilian Journal of Information Science: Research trends, vol. 17, publicação contínua, 2023, e23015. DOI: 10.36311/1981-1640.2023.v17.e023015.

OCO GLOBAL; WAIPA. The New Laws of FDI Attraction: How To Attract, Measure and Sustain Quality FDI. Istambul: Waipa, 2023.

OECD. Mapping of Investment Promotion Agencies in OECD Countries. Paris: OECD, IDB, 2018.

TOFFLER, A. A terceira onda. Tradução de João Távora. 15ª. ed. Rio de Janeiro: Record, 1980.

UNCTAD. The IPA Observer: Investment Promotion and Facilitation Monitor. The Digital Transformation of Investment Promotion Agencies. Geneva: Unctad, 2023a.

UNCTAD. World Investment Report 2004: The Shift Towards Services. New York and Geneva: UN, 2004.

UNCTAD. World Investment Report 2023: investing in sustainable energy for all. Geneva: Unctad, 2023b.

WORLD BANK GROUP. Global Investment Promotion Best Practices 2012. Investment Climate. Washington: World Bank Group, 2012.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

Barbosa, D. D. G., & Aganette, E. C. (2024). EXPLORANDO A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA AGÊNCIA DE PROMOÇÃO DE INVESTIMENTOS DE MINAS GERAIS: uma análise preliminar e perspectivas futuras. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 5(5). https://doi.org/10.5281/zenodo.11235110

Edição

Seção

Gestão em Unidades de Informação

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>