BPM Acadêmico:
metodologia de modelagem de processos
Palavras-chave:
Modelagem de processos. BPM Acadêmico. Fluxo de processos e informacional. Gestão de projetos. Método 5W2H.Resumo
A modelagem de processos consiste em identificar, analisar e apresentar melhorias aos processos executados, com intuito de auxiliar na eficiência e eficácia dos processos na gestão institucional, um exemplo desta aplicação ocorreu no projeto de extensão BPM Acadêmico: mapeamento e modelagem de processos desenvolvido na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no período de outubro de 2017 a dezembro de 2019. Com objetivo de apresentar a formalização da metodologia BPM Acadêmico ECI/UFMG, para que esta possa ser aplicada em outras instituições. Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, baseada nos princípios da engenharia reversa. Tem-se como resultado final a metodologia BPM Acadêmico, desenvolvida pelo projeto BPM Acadêmico, formalizada e documentada, apta a ser aplicada em outras instituições e em outros contextos. Acredita-se que a organização e apresentação das atividades que compõem a metodologia BPM Acadêmico e a sua ordem de execução, facilitarão sobremaneira na aplicação em outros contextos.
Downloads
Referências
ABPMP (Association of Business Process Management Professionals) Brasil. BPM CBOK: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento. 3ed. ABPMP: São Paulo, 2013.
AGANETTE, E. C. Mapeamento de processos sob a perspectiva da Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.2 5, número especial, p. 187-201, fev. 2020. Disponível em:<https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22288>. Acesso em: 24 jun. 2020.
BARBARÁ, S. (Org.). Gestão por processos: fundamentos, técnicas e modelos de implementação: foco no sistema de gestão de qualidade com base na ISO 9000:2000. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2012.
BASSAN, J. E. Gestão de qualidade: Ferramentas, Técnicas e métodos. Curitiba. 2018.
BEHR A.; MORO E. L. S.; ESTABEL L.B. Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Ciência da Informação, Brasília, v. 37, n. 2, p. 32-42, mai./ago. 2008.
BIAZZI, M. R. Instituições públicas de ensino superior: estudo de casos de aperfeiçoamento de processos administrativos. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de produção) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
CAVALCANTI, R. Modelagem de processos: roteiro para realização de projetos de modelagem de processos de negócios. Rio de Janeiro: Brasport, 2017.
FERREIRA, J.; SOUZA, W. O. Modelagem de processos através do BMP – Business Process Management. Belo Horizonte. Revista Techoje. 2017. Disponível em <http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/927>. Acesso em 12 fev. 2021.
GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
HAMMER, M.; CHAMPY, J. Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência. Rio de Janeiro: Campus. 1994.
KELBERT, N. Gestão de projetos – 5w2h. Voluntária do empresarial. 2017. Disponível em: <https://voluntariadoempresarial.com.br/ferramentas-gestao-projetos-sociais/5w2h/> Acesso em: 01 fev. 2020.
KOCH, G. V. Business Process Management (BPM) em Instituições Federais de Ensino Superior. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
LIMA JÚNIOR, O. P.; FREITAS, A. Júlio P. de. Estudo das Disfunções do Fluxo de Informação do Arquivo do Departamento Financeiro da Empresa Z. S/A: Aplicação da Técnica 5W2H. Biblionline, v. 1, n. 1, jan./jun. 2005.
LISBÔA, M. da G. P., GODOY, L. P. Aplicação do método 5W2H no processo produtivo do produto: a joia. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Florianópolis, v.4, n.7, p. 32-47, 2012.
MAGALHÃES, E. A. et al. Custo do ensino de graduação em instituições federais de ensino superior: o caso da Universidade Federal de Viçosa. Rev. Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 44, n. 3, p. 637-666, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122010000300005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 jan. 2020.
ROSA, P. M. Proposta de modelo de gestão por atividades para universidades públicas brasileiras. 2004. 227 f. Tese (Doutorado em Engenharia de produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
WILDAUER, E. W. WILDAUER, L. B. S. Mapeamento de processos: conceitos, técnicas e ferramentas. Curitiba: Intersaberes, 2015.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento / UFMG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.