REGULAMENTAÇÃO SOBRE ACERVO ACADÊMICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11175414

Palavras-chave:

Acervo Acadêmico, Portaria MEC 315/2018, Portaria MEC 613/2022, Portaria 360/2022, Portaria 92/2011

Resumo

Resumo: discute-se a regulamentação brasileira vigente relativa aos acervos acadêmicos das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Entende-se acervo acadêmico representa como um conjunto de documentos produzidos e recebidos pela IES relativos à vida acadêmica do aluno. Objetivo: examinar a regulamentação vigente sobre acervo acadêmico, ressaltando oportunidades e desafios associados ao processo de gestão de documentos da IES no Brasil. Metodologia: adota-se a pesquisa documental, com análise do conteúdo das 3 (três) normas vigentes sobre o tema acervo acadêmico, destacando: escopo, benefícios e desafios para o processo de gestão de documentos na IES. Resultados: resultados preliminares apontam as principais oportunidades e desafios por meio da análise da legislação analisada neste estudo, enfatizando avanços no contexto da regulamentação para a gestão de documentos do acervo acadêmico. Conclusões: a regulamentação vigente analisada neste estudo estabelece diretrizes e requisitos técnicos que corroboram com a gestão de documentos e informações no contexto da IES brasileira.

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Biografia do Autor

Lucineia Silva Batista, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Salgado de Oliveira (2014/2017). Especialista em Arquitetura e Organização da Informação pela Universidade Católica de Minas Gerais (2010/2011). Bacharel em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004/2007), onde foi aluna pesquisadora no Programa de Bolsas Iniciação Científica - PROBIC. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em gerenciamento de documentos e informação, com experiência consolidada em análise e mapeamento de dados, documentos e processos, diagnostico documental de acervos e coleções, elaboração de tabela de temporalidade e planos de classificação, editoração de documentos, adequação de acervos acadêmicos em conformidade com as normas do MEC, gestão e organização de acervos de condomínios e atividades-meio e fim de micro e pequenas empresas. Atualmente atua como consultora na área de gestão e organização de documentos e processos pela CLIQUE Documental.

Elisângela Cristina Aganette , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Ciência da Informação (UFMG-2015), Mestre em Ciência da Informação (UFMG-2010), Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento (CEFET-2008) e Bacharel em Biblioteconomia (UFMG-2005). Professora Ajunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais de 13 anos de experiência como Consultora em Gestão e Tecnologia da Informação, consultora especialista nas áreas de organização da informação, representação da informação e do conhecimento, mapeamento de processos, soluções de Enterprise Content Management (ECM), Business Process Modeling (BPM). Pesquisa: representação da informação e do conhecimento, taxonomias corporativas e ontologias.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Batista, L. S., & Aganette , E. C. . (2024). REGULAMENTAÇÃO SOBRE ACERVO ACADÊMICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO BRASIL. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 5(5). https://doi.org/10.5281/zenodo.11175414

Edição

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Gestão em Unidades de Informação

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