Proposição de uma matriz categorial temática para a descrição de aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras

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Palavras-chave:

BPM, Metodologia BPM, Instituições de Ensino Superior

Resumo

A gestão de processos de negócio pode ser definida como uma disciplina, composta por abordagens, ferramentas, técnicas e metodologia que objetivam gerenciar continuamente processos de negócio com o intuito de melhorar a eficiência e eficácia na entrega de produtos e serviços ao cliente final de uma organização. A elaboração desta pesquisa foi motivada pelo projeto de extensão da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, intitulado BPM Acadêmico. A pesquisa foi elaborada para subsidiar as investigações sobre a implementação da metodologia BPM no contexto de Instituições de Ensino Superior (IES). Este estudo pretende responder: como documentar a implementação da aplicação de uma metodologia BPM? Para responder ao problema o objetivo do estudo é identificar projetos BPM implementados em IES públicas brasileiras e propor uma matriz categorial temática para a descrição destes. Foram mapeadas 14 aplicações da metodologia BPM em IES públicas brasileiras e uma foi descrita neste artigo por meio da matriz categorial temática proposta.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Hamanaka, R. Y., & Aganette, E. C. (2021). Proposição de uma matriz categorial temática para a descrição de aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras. Fórum De Pesquisas Discentes Do Programa De Pós-Graduação Em Gestão E Organização Do Conhecimento (FORPED PPGGOC), 3(3). Recuperado de https://forped.eci.ufmg.br/revista/forped/article/view/5

Edição

Seção

Gestão de Processos e Fluxos Informacionais

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